MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Análise Critica sobre o Currículo.

Quando nos vemos diante da reorganização do Currículo escolar temos a oportunidade de trazermos a tona essa discussão que nos remete aos mais variados âmbitos de análise, tanto no sentido objetivo quanto subjetivo.

Porém, antes mesmo de entrarmos no cerne da Proposta Curricular e consequentemente as brechas que a mesma nos fornece se faz necessário visualizar alguns fatores que constituem o Currículo e suas perspectivas. O currículo é antes de qualquer coisa uma espécie de organizador de práticas educacionais que por sua vez acaba por se moldar e se constituir como significativo educativo através de reflexões que o mesmo faz em relação a esquemas como o formativo, socializador, cultural, ou seja, o currículo não pode ser visto como conceito e sim como algo que se configura e se constrói através dos mais variados elementos políticos e educacionais.

A necessidade de se conquistar uma maior flexibilidade do currículo, com a urgente superação de programas rígidos e pré-estabelecidos. Pois, dependendo das reações observadas ou dos resultados obtidos, o trabalho deve ser modificado ou reestruturado, não deve haver espaço neste novo curriculo para planejamentos fechados, pois, sendo o ser humano um ser totalmente mutável, um projeto com essas características não pode ser rígido, ele tem de estar preparado para mudanças.

Refletir sobre as resistências e dificuldades encontradas, por professores e alunos, quando se envolvem em um trabalho interdisciplinar, pois, reconhecendo e compreendendo, poderemos encontrar meios para superar e auxiliar todos os envolvidos a perceberem as diferentes possibilidades dessa metodologia.   

sábado, 10 de dezembro de 2011

Essa é pra rir..!!

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência;
É velho, está superado;
Não tem automóvel, é um pobre coitado;
Tem automóvel, chora de "barriga cheia";
Fala em voz alta, vive gritando;
Fala em tom normal, ninguém escuta;
Não falta ao colégio, é um "caxias";
Precisa faltar, é um "turista";
Conversa com os outros professores, está "malhando" os alunos;
Não conversa, é um desligado;
Dá muita matéria, não tem dó do aluno;
Dá pouca matéria, não prepara os alunos;
Brinca com a turma, é metido a engraçado;
Não com a turma, é um chato brinca;
Chama a atenção, é um grosso;
Não chama a atenção, não sabe se impor;
A prova é longa, não dá tempo;
A prova é curta, tira as chances do aluno;
Escreve muito não explica;
Explica muito, o caderno não tem nada;
Fala corretamente, ninguém entende;
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário;
Exige, é rude;
Elogia, é debochado;
O aluno é reprovado, é perseguido;
O aluno é aprovado, deu "mole".
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!


Infelizmente muitas das leis que regem a educação são feitas por teóricos, muito deles talvez nunca tenham entrado em uma sala de aula para ministrar uma aula, ou mesmo, conheçam a realidade de muitas escolas por esse Brasil.
A administração escolar possui muitos pontos comparados a a administração de uma empresa, pois ambos devem preceder de racionalização das atividades e a sistematização dos procedimentos, buscando sinterização de cada membro.
Sendo assim, dentro de um processo de gerencia de qualidade, teremos um resultado de ensino-aprendizagem de qualidade.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...