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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"Diagnosticar problemas com clareza e pensar as soluções requer planejamento e trabalho coletivo em todas as etapas. O diagnóstico, se bem conduzido, pode enriquecer cada vez mais o trabalho de construção e realização do projeto de cada Escola."
      A sociedade atual, exige uma escola, como lugar de formação e de aperfeiçoamento sobre a construção dos conhecimentos propagados na instituição, sobre seus planejamentos e sobre os problemas do seu cotidiano.

Percebe-se que a maioria dos professores se preocupa em ministrar o conteúdo, cumprir a carga horária, ou seja, ensinam, cobram respostas sem haver uma preocupação com o saber do estudante, como se processa a construção do conhecimento.
       É claro que a aprendizagem faz parte de um “todo”, englobando escola, família e comunidade, mas principalmente, inclui o professor de maneira mais direta, pois ele é o profissional dessa área de educação. Daí a importância do componente “participativo” , o professor como um elo da escola, família e comunidade no planejamento.
   Podemos dizer que, a escola é uma comunidade que tem influência efetiva não apenas dentro de seus muros, nos momentos de instrução a seus alunos, mas também em toda a comunidade formada pelos respectivos familiares e moradores de seu entorno. A educação deve estar constituída pelos lares dos alunos e pela comunidade em que está inserida, extrapolando seus muros e afetando diretamente a vida de um volume de pessoas extremamente maior do que o mero número de estudantes que a freqüenta.
   Para oferecer um ensino adequado e de qualidade às necessidades de seus alunos, a escola precisa saber o que quer, envolvendo a família e a comunidade na definição das metas dentro de um planejamento. Apontar a importância de um trabalho conjunto e integrado na escola.
   Os professores devem perceber que a falta de visão global da tarefa pode interferir no produto final, pois nem sempre ações individuais e isoladas, mesmo que competentes e criativas, trazem resultados significativos para o conjunto.
  A escola tem que ser vista como uma diversidade de atividades acontecendo ao mesmo tempo e no mesmo espaço. O difícil é coordenar todas as ações, estabelecer as prioridades, definir quem faz o que e administrar os conflitos que ocorrem, levando em conta suas expectativas e suas diferentes visões e, além disso, buscando consensos.
    É uma tarefa árdua! Mas importante, leva tempo para discutir e tomar todas as decisões necessárias, já que o levantamento e a priorização de problemas é muito importante, envolve vários segmentos e faz parte do processo de construção do Projeto de Escola, pois a necessidade de se estender a discussão sobre os problemas da escola aos pais e comunidade, provavelmente trarão outros problemas, irão hierarquizá-los de forma diferente, entretanto, a escola poderá encontrar a melhor forma e o melhor momento para envolver outros segmentos, que cada “realidade é uma realidade”.
    Levar a discussão do Planejamento Escolar a pais e comunidade, torna-se produtivo, pois todos os representantes tem oportunidade de expressar suas opiniões. Articular tantas visões não é fácil, porem se faz necessária e segue a principio o papel da escola.
    Todo esse processo de levantamentos, análises e soluções irá fazer com que percebam que a escola esta construindo sua metodologia de trabalho para a elaboração do Projeto, e mais, caminhando em direção à autonomia da escola.
    Para isso, antes de realizar o diagnóstico dos problemas, a escola precisa ter claro seus objetivos, metas e intenções, isto é, qual é a tarefa que pretende realizar. Esse será o referencial que vai servir de base para a análise dos problemas.
  Para clarear suas intenções e diagnosticar os problemas escolares, é muito importante dar a palavra a todos os segmentos da escola (pais, alunos, professores, funcionários e representantes da comunidade, escutando suas expectativas, queixas e dificuldades. Isto permite que a escola seja compreendida a partir de diferentes pontos de vista. Nestas discussões, os problemas devem ser mapeados, analisados, hierarquizados, para que as soluções possam ser pensadas e planejadas de acordo com as prioridades e as condições existentes. No entendimento do problema, pode-se chegar a sua solução. Um problema levantado ás vezes requer diversos tipos de intervenção; a curto, médio ou longo prazo, de forma que seja resolvido.
    Estudos já apontaram que para o sucesso do aprendizado, uma parceria é fundamental: ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE. 
Por uma pedagogia cidadã, integrando escola, família e comunidade

Lu Rosa

(Trabalho apresentado na aula de Pesquisa Educacional e Estatística Aplicada do Curso de Pedagogia na Faculdade Asmec - Ouro Fino - 04/02/2011))


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