Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFICAZES

Os itens abaixo podem ser resumidos numa palavra: ensino didático ou ensino estruturado, em que consiste um bom ensino.

- Revisão diária do material aprendido:
° Deveres de casa com correção na sala de aula;
° Rever o que já foi aprendido ao apresentar novo conteúdo;
- Apresentação de matéria nova:
° Explicitar os objetivos;
° Resumir o que será dito;
º Explicar o assunto, apresentando o conteúdo em pequenos passos e partindo do simples para o complexo;
° Demonstrar os procedimentos, pensar em voz alta;
° Avaliar os alunos com frequência, por meio de perguntas;
° Evitar digressões, focar no essencial;
- Prática guiada:
° Depois de explicar e demonstrar, dar atividades para os alunos fazerem e supervisioná-los de perto;
° Percorrer as carteiras para ajudar os alunos em dificuldade;
° Explicar novamente ou de forma diferente, se as dificuldades forem comuns a vários alunos;
° Repetir exercícios com prática guiada até que os alunos atinjam pelo menos 80% de sucesso na realização da tarefa;
- Feedback:
° Dar feedback constante, frequente;
° Dar feedback especifico, salientando os progressos do aluno, identificando as dificuldades, sugerindo caminhos para superar. Isso pode envolver nova explicação;
° Apresentar listas para auto-avaliação;
- Prática independente:
° Propor tarefas, exercícios e atividades bem orientadas, para observar se o aluno consegue resolver as questões sem internalizar erros.
° Fazer o aluno praticar de forma independente até ele demonstrar ser capaz de realizar as tarefas previstas com um índice de acertos de 95% ou mais.
° Corrigir os exercícios e atividades para assegurar que o aluno efetivamente aprendeu.
- Revisões semanais e mensais:
° Começar a revisão pelo reensino do que já foi aprendido e do que ainda não foi inteiramente assimilado;
° Assegurar que o aluno aprendeu bem o conteúdo de forma que ele seja capaz de transferir o que foi aprendido, ou seja, usar o conhecimento adquirido em novos contextos;
° Além de aprender, o aluno precisa reter o que foi aprendido, reter significa ser capaz de acessar rapidamente o que já foi aprendido;
° Usar a revisão sistemática e avaliações frequentes, pois elas facilitam aquisição e retenção dos conhecimentos, e dessa forma, tornam possível a transferência da aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.