Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Segundo o PCN, a Arte desenvolve o pensamento, a percepção, a sensibilidade, a imaginação e o lado artístico de cada criança. Compreender a metodologia no Ensino de Artes, que pode influenciar o desenvolvimento criativo da criança.

“A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.”( PCN, 2001, p.19 )
A disciplina Educação Artística é caracterizada pela imposição de atividades já prontas, onde os alunos devem se submeter. Trabalhando com desenhos prontos, somente para pintar, tirando todo o sentido da arte, que é incentivar a produção do aluno, uma vez que as experiências estimuladoras da criatividade pressupõem o desenvolvimento das relações e das descobertas pessoais.
           
Os objetivos estabelecidos para a elaboração deste projeto de pesquisa é o intuito de mostrar métodos e técnicas prazerosas de trabalhar Artes na sala de aula.
A educação em arte é uma prática ligada a produção e reconstrução do aluno, conhecendo a arte o aluno torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão a sua volta. Solicitando todos os sentidos, como portas de entrada para uma compreensão mais significativa. Este trabalho evidência a importância de uma educação de qualidade, onde o professor deve criar um ambiente de construção e de descoberta, encorajando as crianças a desenvolver a sua criatividade.
Assim o professor conduz o ensino, proporcionando ao aluno,  mais prazer na construção do conhecimento artístico, despertando na criança o prazer de criar, por entender que toda criança é dotada naturalmente de potencial criador, mas necessita de incentivos adequados para o seu desenvolvimento.

A Educação Artística é fragmentada muitas vezes pela falta de visão e de preparação do professor, em trabalhar artes no desenvolvimento do indivíduo.
A Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos, no processo de ensino e aprendizagem.
Através da Arte pode-se despertar a atenção de cada um para a sua maneira particular de sentir, sobre a qual se elaboram todos os outros processos racionais.
Aprender Arte envolve não apenas uma atividade artística, mas também, a conquista da significação do que fazem.

Na caracterização da área de Arte, destaca que o ser humano que não conhece Arte, tem uma experiência de aprendizagem limitada.
Todas as pessoas comprometidas com a aprendizagem devem ver a Arte como forma de conhecimento e trabalhar para que esses conhecimentos se desenvolvam.
Todo e qualquer professor das séries iniciais, deveriam se qualificar nesta área, pois não sendo habilitados, prejudicam o gosto do trabalho em Artes. Deve-se trabalhar Educação em Arte como processo de conhecimento dos alunos.

A Educação Artística se faz necessária no processo de ensino e aprendizagem, seu caráter contextualizante,  pois,  trabalhar a  Arte é uma forma de trabalhar a história e a crítica às questões sociais. Buscar a Arte nas escolas é contribuir para a formação de pessoas críticas, participativas, criativas, ... É contribuir com a democracia.
A questão do Ensino da Arte no Brasil sempre foi polêmica. A sua importância dentro do currículo, foi constantemente reconhecida, sem porém, se desenvolver meios para a sua efetiva aplicação em sala de aula, apenas polarizada em atividades artísticas direcionadas para desenhos, trabalhos manuais e artes aplicadas.
Um aluno pode criar e recriar seu mundo e a si mesmo, dentro e fora do universo escolar, num natural inconformismo com o “pronto”, o “estabelecido”. Para viver a criatividade como um potencial humano é preciso viver a capacidade de crítica, a atitude de pensar o mundo e refletir sobre tal pensamento como um processo em construção do qual se é mais espectador, se é autor do processo. Devendo levar em conta que a Arte é uma interpretação da vida e vincula-se a fatores religiosos, sociais, políticos e simbólicos ultrapassando o utilitário, ou seja, a Arte está intimamente relacionada a uma época, lugar, estrutura social e a personalidade do ser humano.
Devemos ressaltar que as teorias são importantes, mas cabe ao professor construir sua prática embasado nelas, sendo elementos norteadores e não “receitas” prontas, vêem que na prática escolar os condicionamentos sócio-políticos exercem forte ascendência.