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terça-feira, 30 de outubro de 2012

Projeto Escolar - TANGRAM


TANGRAM
 textos e cores constroem novos saberes

DISCIPLINAS
Matemática, Artes Visuais e Língua Portuguesa

PERÍODO
2 meses ( estimado )

SÉRIE
Alunos do 5º ano ( 4º série )
Na faixa etária de 09 a 10 anos

INTRODUÇÃO
     Sabemos que a educação atual precisa estimular a aprendizagem do aluno, despertando sua curiosidade e encontrando formas de incentivá-lo a tornar o estudo mais interessante, mostrando que pode traçar seus próprios caminhos, interagindo com o ambiente de forma cooperativa e construtiva, possibilitando formar seus próprios conceitos e opiniões, e, um bom caminho a trilhar é  a realização de Projetos Educacionais.
     Trabalhar com Projetos estimula o diálogo, o debate, a argumentação de diferentes pontos de vista, o confronto de opiniões, a construção coletiva do conhecimento.
     De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os projetos são considerados como uma das formas de desencadear os trabalhos didáticos, podendo integrar diferentes modos de organização curricular. Nos dias atuais, precisa-se retomar o conceito de educar, repensar, redimensionar as características e consequentemente, promover a sua transformação.
     Com o olhar de Paulo Freire, a educação escolar busca promover a autonomia numa sociedade diversificada e repleta de muitas culturas, contribuindo ainda para uma formação democrática, libertadora e interdisciplinar.
     Esta proposta de trabalho é desenvolver um processo pedagógico interdisciplinar, estabelecendo relações entre Matemática, Artes Visuais e Língua Portuguesa, nesse sentido, explorar figuras geométricas ( observação, manuseio, construção, composição e decomposição de figuras planas ), diferentes possibilidades de uso de cores ( seleção e aplicação ), leitura, interpretação e produção de texto.

OBJETIVOS
     ° Estimular a investigação e a experimentação, bem como o desenvolvimento de competências, habilidades e aquisição de conceitos essenciais em Matemática, Arte e Língua Portuguesa.
     º Promover o desenvolvimento da livre expressão, da autenticidade e da espontaneidade.

CONTEÚDOS CURRICULARES
     A historia da Matemática pode oferecer uma importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem. Ao revelar a Matemática como uma criação humana, ao mostrar as necessidades e as preocupações e ao estabelecer comparações entre diferentes culturas, em diferentes momentos historicos, e entre os conceitos e os processos matemáticos do passado e do presente, os professores procuram criar condições para que o aluno desenvolva atitudes e valores mais favoráveis diante do conhecimento matemático.
     Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de matemática no Ensino Fundamental, porque por meio deles o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar de forma organizada o mundo em que vive.

METODOLOGIA
     Considerando importante aproximar o  ensino de Matemática ao ensino de Língua Portuguesa, percebe-se que o trabalho com a Matemática na 4° série ou 5º ano será enriquecido nesta conexão com a leitura e a interpretação de textos, isto é, acredita-se que a leitura pode ser um modo desafiante e lúdico para que os alunos adquiram noções matemáticas e, ainda, servir como um complemento para o material tradicionalmente utilizado nas aulas.
     Integrar leitura com conhecimento matemático representa uma substancial mudança no ensino, pois os alunos passam a explorar a matemática e o texto simultaneamente. Desta forma os alunos desenvolvem as habilidades matemáticas e de linguagem conjuntamente, é neste contexto que a conexão da Matemática e Língua Portuguesa aparecem.
     Assim, os professores podem criar situações na sala de aula que ajudem os alunos a compreenderem a Matemática, no caso a Geometria, estabelecendo ligações cognitivas entre a Língua Portuguesa e a Matemática/; conceitos da vida real e a linguagem matemática formal, dando oportunidades para eles escreverem e falarem, usando o vocabulário matemático, além de desenvolverem habilidades. Usando o Tangram, eles constroem noções e conceitos matemáticos.
     Estabelecendo como metodologia a divisão do trabalho em cinco momentos apresentados a seguir:

1º Momento:
Organização do trabalho e apresentação da historia da matemática como recurso introdutório ao jogo Tangram e início de exploração da linguagem oral sobre o assunto;

2º Momento:
Apresentação do jogo Tangram, exploração das diferentes possibilidades de construção de figuras e início da produção textual;

3º Momento:
Experimentação no uso das cores, de acordo com a criatividade de cada aluno;

4º Momento:
Estabelecimento de relações entre as áreas do conhecimento ( Matemática, Língua Portuguesa e Arte ) para a produção de um livro.

5º Momento:
Apresentação do produto final, o livro que narra as historias de cada grupo.


DESENVOLVIMENTO

1º Momento
O professor de Matemática leva uma historia relacionada a origem do Tangram e conta para os alunos. Neste momento acontece o interesse dos alunos em saber mais sobre o jogo. Então, neste momento os alunos estudam as áreas de figuras planas, procedem a contextualização de geometria, lingua portuguesa e artes.
O professor deve visar sempre a socialização do grupo, após a introdução da historia da matemática, dando início a organização e a coleta dos materiais a serem utilizados na construção pelos alunos dos diversos Tangrans.

2º Momento
O professor apresenta o Tangram e sob sua orientação os alunos começam a exploração do material, formando figuras. O professor de língua Portuguesa da início a produção de texto com registro no caderno das figuras montadas.

3º Momento
O professor de Arte usa o Tangram para orientar nas cores que cada aluno pode usar, de forma que as figuras vizinhas não podem ficar com cores iguais. Trabalhar com cores quentes e frias, aplicadas nas peças do Tangram.

4º Momento
Fazer abordagens durante a aula sobre algumas figuras que foram formadas como exemplo: gato, barco e etc, e partindo destas observações, os alunos podem elaborar frases ou pequenos textos relacionados as figuras.
Elaborar um livro com as figuras que foram formadas, o professor de Língua Portuguesa orienta a produção textual, observando o uso dos pronomes e a utilização de uma pontuação adequada. A Geometria trabalha formas e frações dentro da matemática com o Tangram. A Artes complementa com a parte artistica, explorando cores e técnicas.
A interdisciplinaridade deve estar presente em todos os momentos do desenvolvimento do trabalho.

5º Momento
Ultima etapa - produto final.
Solicitar que cada grupo conte sua historia para a turma, expressar e apresentar o material produzido - O livro.


AVALIAÇÃO
     A avaliação é realizada em todos os aspectos, pois é um processo contínuo que ocorre juntamente "com" e "durante" as aulas, enquanto os alunos desenvolvem suas atividades. Os professores devem estar presentes em todas as ações dos alunos, tanto as suas respostas, quanto as perguntas, aos recursos que se utilizar no desenvolvimento da produção textual e a interação com os colegas, bem na sua elaboração de situações problema e as analogias com outros conceitos.
     Entende-se que avaliar é acompanhar as atividades dos alunos, aquilatando as mudanças de comportamento que ocorrem ( que não são as mesmas de aluno para aluno ), atividades em grupos e de pesquisa.
     Visar a correção de possiveis distorções no decorrer das atividades e no encaminhamento das tarefas para alcançar os objetivos previstos.
     O aluno deve ser avaliado no conjunto de seu trabalho realizado durante o projeto. Avaliar a aprte socioafetiva do aluno, bem como seu grau de participação.

JOGO DO TANGRAM

     Também chamado Tangrama, consiste num quebra-cabeça de origem chinesa. É formado por um quadrado que se decompõe em sete peças, sendo:
     ° dois triângulos grandes iguais;
     ° um triângulo médio;
     ° dois triângulos pequenos iguais;
     ° um paralelogramo.

     Com a utilização das 7 ( sete ) peças é possível construir mais de 1.000 figuras representando animais, plantas, objetos, letras, algarismos e figuras geométricas entre outras.





ORIGEM DO TANGRAM

     A origem deste jogo é incerta, não se conhece a data ou seu inventor, porém existem várias lendas a respeito do seu surgimento.

     Conta-se que certo chinês de nome Tam acidentalmente deixou cair uma peça quadrada de cerâmica que se partiu em sete pedaços. Tentando remontar esta peça, ele descobriu várias outras formas.

     Outra história parecida com a anterior, conta que um chinês deixou cair no chão um pedaço de espelho quadrado, que se partiu em sete pedaços. Porém, se supreendeu com os pedaços do espelho, que ao tentar montar o quadrado novamente verificou a possibilidade de criar várias formas distintas como pessoas, animais, figuras geométricas, etc.

     Uma outra história diz que um jovem chinês fora designado para uma viagem e o seu mestre lhe deu um espelho de forma quadrada, e disse a ele:
      - Com este espelho registrará os acontecimentos ao longo da viagem e ao retornar me mostrará.
     O jovem questionou:
     - Mestre, como poderei mostrar os acontecimentos ao longo da viagem com este simples espelho?
     No decorrer de suas palavras o espelho caiu de suas mãos, partindo em sete pedaços, e o mestre disse:
     -  Agora poderás construir figuras para ilustrar os acontecimentos ao longo de sua viagem.
     E com isso o jovem partiu para sua viagem e no decorrer desta foi ilustrando os acontecimentos que fora presenciando em figuras e com isso se formou o Tangram. Esta fabulosa descoberta foi passada dos chineses para a humanidade.

     A referência mais antiga é de um painel em madeira datado de 1780, neste consta a imagem de duas senhoras chinesas a resolver um Tangram, a mais antiga conhecida é do início do século XIX. Este chegou rapidamente ao Estados Unidos e a Europa e ficou conhecido como Puzzle Chinês.
    Com a crescente popularidade, este quebra-cabeça tem atraído muitos matemáticos e muito tem-se produzido sobre o assunto. A utilização dos computadores para explicar as propriedade geométricas e para gerar mais Puzzles ampliou ainda mais a divulgação deste jogo didático.

VEJA ALGUMA DAS FORMAS DE CONSTRUÇÃO DO TANGRAM.

° PESSOAS


° ANIMAIS


° ALFABETO



º HISTORINHA



DICA: O professor poderá também trabalhar com historias ja conhecida pelos alunos, com Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e outras.

NESTE ENDEREÇO VOCÊ PODERÁ BAIXAR UM PROGRAMA PARA MONTAR O TANGRAM:
http://www.geometras.com.br/?p=427

A Lenda do Vagalume e da Serpente.



Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vaga lume.
Este fugia rápido da feroz predadora, e a serpente não desistia.
Primeiro dia, ela o seguia. Segundo dia, ela o seguia.
No terceiro dia, Já sem forças, o vaga-lume parou e falou á serpente:
-Posso te fazer Três perguntas?
-Não estou acostumada a dar este precedente a ninguém, porém como vou te devorar, podes perguntar.
Contestou a serpente.
-Pertenço a tua cadeia alimentícia? Perguntou o vaga lume.
-Não, respondeu a serpente.
-Eu te fiz algum mal?Diz o vaga-lume.
-Não.Respondeu a serpente.
-Então por que queres acabar comigo?
-Porque não suporto ver-te brilhar.


Conclusão:

Muitas vezes nos envolvemos em situações nas quais nos perguntamos:
Por que isso me acontece se não fiz nada de mal, nem causei dano a ninguém?
Certamente a resposta seria: Porque não suportam ver-te brilhar!
Quando isso acontecer, não deixe diminuir seu brilho.
Continue sendo você mesmo! Segue fazendo o melhor!
Não permita que te lastimem, nem que te retardem.
Segue brilhando e não poderão tocar-te. Porque tua luz continuará intacta.
Tua essência permanecerá, aconteça o que acontecer.
Seja sempre autêntico, embora tua luz incomode os predadores!

Liderança, a força do entusiasmo.



Buscar motivação e disciplina no ambiente de trabalho e na vida pessoa é superação, sabedoria, lealdade, persistência, determinação, habilidade, dedicação ao trabalho e humildade para aprender coisas novas.

As pessoas fazem a diferença quando estão bem orientadas, motivadas. Elas desempenham tarefas com maior qualidade.

Os patrimônios públicos são importantes para que se tenha bons resultados, mas devemos frisar que o maior patrimônio que merece ser valorizado pelos gestores, são os funcionários.

É necessário motivar todos os integrantes de todos os setores, sem distinção, desde o gestor a copeira, pois a somatória de todos forma um grupo forte, capacitado para vencer. Hoje, só coleciona conquistas quem investe na equipe.

Os benefícios do trabalho de um profissional motivado, como exemplo o motorista. Se o motorista for bem treinado, irá cuidar melhor do veículo, das engrenagens e manejar melhor o veículo que utiliza. Com isso o resultado é economia de combustível  menos gastos com a manutenção e um veículo mais conservado para rodar pelas estradas.

O Reflexo do bem estar na vida profissional também traz satisfação para a vida pessoal. O ser humano é movido  desafios, é preciso ter foco, metas e objetivos para vencer e comemorar as conquistas. Uma vez definida a meta, o processo de conquista tem seu início.

Uma das principais razões pelas quais as pessoas não alcançam o que querem decorre de não terem decidido ou não saberem o que querem, não definiram suas metas de forma clara e objetiva.

Viver sem metas é o mesmo que estar em um navio sem capitão, navegando sem destino definido. É estar em um lugar desconhecido, sem bússola nem GPS. Provavelmente não chegará ao destino e, se o fizer, demorará mais tempo e sofrerá muito para fazê-lo.

O processo de conquista começa com o estabelecimento claro de metas, que poderão ser pessoais ou profissionais. Uma vez definida a meta, o processo tem seu início.

Como atletas que buscam melhorar sua performance  profissionais que desejam ir ao próximo nível em suas carreiras e até mesmo deficiências que necessitam ser supridas.

Estipular metas, proporciona a administrar o próprio tempo, lidar com situações tensas, aumentar a autoestima, romper limitações, visualizar oportunidades, enfim, tornar-se o melhor ser humano e profissional possível.

Meta trata-se de processo com início, meio e fim, previamente acordados, em que se desenvolvam, uma a uma, as habilidades essenciais para que se possa dar os passos necessários rumo aos seus objetivos.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Família na escola

Atrair as famílias para o ambiente escola, faz com que, as relações professor-aluno, professor-pais, alunos-pais se tornem mais próximas  com isso a escola atingirá o seu maior objetivo, que é a formação integral do indivíduo, ou seja, a formação de cidadãos comprometidos com a ética, sensibilidade, cidadania, solidariedade, respeito à família e respeito às diferenças.

Ao participar deste tipo de projeto as crianças e os jovens percebem que a escola vai muito além da simples reprodução do conhecimento.

O ambiente escolar deve ser percebido pelos alunos como criativo, interativo, dinâmico e que atende ás suas necessidades.

A educação é um dos pilares da instituição, sendo a instituição família e a instituição comunidade fatores que devem ser agregados ao individuo na sua formação.

INOVAÇÕES NA SALA DE AULA


Com toda evolução que acerca o mundo, devemos perceber a necessidade de enovar na formação do aluno deste século. Compreendermos que se faz necessário levantar reflexões sobre temas atuais.

Uma boa aula, por exemplo, pode começar com uma brincadeira ou com cinco minutos de um filme. Esse diferencial mostra que devemos ressaltar a importância do lúdico no ensino escolar.

Com isso, verificamos que, para mudarmos a escola neste século, só existe uma saída: formação de professores.

Todavia, eventos que visem a essa formação e traga para os educadores materiais novos, metodologias diferentes e que modifiquem a visão de atuação na sala de aula é fundamental para construir uma escola que efetivamente forme um profissional.

É necessário fazermos uma cirurgia no nosso processo educacional, pois estamos produzindo pessoas para lidar com máquinas, mas que estão perdendo a percepção da beleza e do espetáculo da vida.

Os desafios contemporâneos dos professores podem ser abordados em Ética e Educação, como no  desafio Transdisciplinar da Inteligência Integral e na Gestão de Conhecimento, um desafio urgente para os educadores.

Para que possamos transformar a sociedade, precisamos primeiro mudar a educação. Isso se faz com educadores preparados, conscientes e criativos com formações e experiências distintas, mas com uma linha comum de pensar a educação, voltada para o novo aluno, destacando sempre a importância de contribuir para a educação de qualidade.

A expansão do assunto ética e gestão do conhecimento, que são pilares fundamentais para a transformação do ensino no Brasil, tendo o educador como protagonista.

Vejamos que, o conhecimento adquirido pela pessoa não se perde, e a aprendizagem é um mecanismo imprescindível para explorarmos o potencial de cada educando, com isso o educador precisa compreender a importância da criatividade e do dinamismo, que precisa estar conectado com as transformações sociais, para que possa falar a língua do educando.

" À necessidade de mudar o homem para mudar o mundo".








" As pessoas com deficiência são consumidores, cidadãos, com direitos e deveres."







A inclusão da pessoa com deficiência, seja na educação ou no mercado de trabalho, tem sido grande desafio para educadores e empresários.
Tal dificuldade passa pela falta de conhecimento das deficiências, das leis que existem a respeito do assunto, das possibilidades e potencialidades, dos direitos e deveres de todo cidadão.
Frente a esse cenário, a instituição educacional se vê diante de um grande desafio: ampliar suas ações educacionais para atendimento às pessoas com deficiência e preparar a comunidade para conviver com elas. Lembrando que as pessoas com deficiência são consumidores, cidadãos, com direitos e deveres.
Ao dar oportunidade a essas pessoas, estamos contribuindo para o crescimento do nosso país.
Investir na inclusão das pessoas com deficiência é apostar na construção de uma sociedade mais justa, produtiva e feliz. E isso está ao alcance de cada um de nós.

° Promover acessibilidade em todos os locais;
° Adaptar materiais didáticos;
° Realizar e manter parcerias com instituições que prestam atendimento a esse público;
° Capacitar profissionais da linha de frente para lidar com pessoas com deficiência;
° Capacitar docentes e equipe técnica para conduzir o processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência; 
° Criar ações de apoio pedagógico, proporcionando ao aluno com deficiência condições de desenvolvimento das competências previstas no curso;
° Promover seminários e outros eventos, proporcionando à sociedade conhecimentos e reflexões sobre inclusão;
° Auxiliar empresários no cumprimento da lei de cotas.