Páginas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Desenhando no Ar

Para iniciar esta aula e introduzir o assunto, organizei a turma para uma roda de conversa, antes apresentei um vídeo criado por Osvaldo Cavandoli. Com o tema "A Linha", questionei os alunos a diversidade grande de linhas que aparecem no vídeo: curvas, retas, onduladas, etc.

°A Linha


Formulei algumas perguntas sobre aspectos relevantes que são considerados sobre este tema, levando em consideração as hipóteses que surgiram, apliquei texto explicativo sobre linhas e formas em pinturas e esculturas e em nosso meio, como também através do movimento do corpo e da dança, formas figurativas e abstratas e a possibilidade do desenho com diversos materiais.


Linhas e Formas

Com as linhas criamos mapas, símbolos, a escrita, notas musicais. Mas nas artes é o elemento essencial do desenho, as linhas possuem expressão, dão sentido e sugerem movimento.
Desde os tempos pré históricos que o homem tem observado a linha e se serviu dela para transmitir as suas mensagens. As pinturas rupestres, as figuras gravadas nas rochas, os gravados em utensílios de cerâmica, comprovam a sua aplicação desde há muitos, muitos anos atrás.
Até mesmo você... usa nos seus trabalhos a linha, quando faz um desenho e até mesmo na escrita (sucessão de traços e linhas). Como também no nosso dia-a-dia, podemos observar as linhas na natureza, como:
- Nossos cabelos parecem linhas;
- Um avião a jato que cruza o céu, deixa um rastro de fumaça que parece uma linha;
- Na praia, ao olhar para o mar, podemos ver a linha do horizonte.
Em tudo o que nos rodeia podemos encontrar linhas de vários tipos, como:
( incentivar os alunos a observarem ao redor e responder ) 

Com o objetivo de mostrar aos alunos a importância de uma observação com atenção e método, apresentei algumas imagens de obras de Tomie Ohtake, para uma apreciação dos elementos que compõem a produção das obras.

Em grupos, os alunos realizaram pesquisa da biografia de Tomie Othake, após, com o resultado da pesquisa, realizaram a montagem de painéis que ficaram em exposição. Como também, com a leitura do texto biográfico, realizaram uma ilustração como forma de interpretação, utilizando caneta esferográfica.

Apresentação de material artístico concreto: 1 tela abstrata, 1 tela figurativa (pintura a óleo) e 1 escultura de argila.

>> Pintura e Escultura

PINTURA - Refere-se genericamente a técnica de aplicar pigmento em forma pastosa, líquida ou em pó a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas. É a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela ou uma parede.
Atualmente, com a variedade de experiências entre diversos meios e o uso da tecnologia digital, a ideia de que pintura não precisa se limitar a aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a "representação visual através das cores".

ESCULTURA - É uma arte que representa ou ilustra imagens plasticas em revelo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais.
Vários materiais se prestam a esta arte, como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. Embora possam ser utilizadas para representar coisas, ou até coisa nenhuma, tradicionalmente o objetivo maior foi sempre representar o corpo humano.

>> Formas Figurativas e Abstratas

FIGURATIVA - Quando o artista pretende pintar num quadro uma realidade que é familiar, natural e sensível ou interna, a pintura é essencialmente a representação de um tema: é uma pintura figurativa. O tema pode ser uma paisagem (natural ou imaginada), uma natureza morta, uma cena mitológica ou cotidiana, mas independente disso a pintura se manifesta como o conjunto de cores e luzes.

ABSTRATA - A pintura abstrata não procura relatar objetos ou paisagens, pois está inserida em uma realidade própria, é geralmente entendido como uma forma de arte.

Após a reflexão sobre as esculturas de Tomie Othake e o estudo das linhas, os alunos realizaram esculturas linear figurativa e abstrata, utilizaram arame. Depois descreveram o processo de realização da atividade.

CONHECENDO MUSEUS

O programa Conhecendo Museus, concebido e desenvolvido pela Fundação José de Paiva Netto e pelo Instituto de Museus (IBRAM) - vinculado ao Ministério da Cultura - produziu os videos e os encartes.
A apresentação deste vídeo teve o intuito de contribuir para o desenvolvimento de novas práticas educacionais, no que se refere ao ensino e aprendizagem da arte. Este vídeo proporciona uma visita ao Museu de Arte de São Paulo - MASP que tem como destaque não apenas seus acervos, mas também seus prédios. Com o objetivo de criar condições para que os alunos reflitam sobre os espaços e acervos, ampliando sua experiência estética, tornando mais significativo o aprendizado sobre apreciar imagens e compreender os espaços de exposição.

Apresentação de vídeos de Saul Steinberg e The Line, observação da linha na composição visual das obras de arte planas de Saul Steinberg, com isso, o aluno irá criar seu próprio desenho sem tirar o lápis do papel (linha continua). Com Feedback para relembrar dos diversos tipos de linhas. Após a atividade, fazer uma reflexão com os alunos sobre as dificuldades encontradas. Aplicar a proposta com outro material, barbante, lã ou similar.

Conforme explanado em aula anterior, a linha esta presente no movimento corporal e na dança, os alunos irão desenvolver uma atividade em dupla, com o seguinte exercício:
- Com uma música que o professor irá colocar, um aluno irá dançar ou fazer movimentos ao som da musica e o outro irá desenhar os movimentos feitos por ele o mais rápido possível, utilizando linhas. Depois irão trocar de posição.

Aula explanada em PowerPoint sobre "Linhas e Formas", a seguir os alunos irão fazer uma pesquisa dos diferentes e variados tipos de linhas em variados elementos. Na sequencia, desenvolverão a atividade: pesquisar uma forma de linha dentro do ambiente, reproduzir formando uma composição.

Nesta aula foi usado blocos lógicos, distribuído aos alunos em grupos, para eles manusearem livremente com as formas. Apresentar uma forma de cada vez acompanhando com o dedo o contorno de cada peça. Orientar para que desenhassem esse contorno com o dedo no ar. Ex: Este é o contorno de um quadrado, vamos desenhar esse contorno com o dedo no ar?
Apresentação de pinturas e técnicas de Tomie Ohtake com a apresentação das formas geométricas e das cores nas produções, com isso, os alunos irão desenvolver uma pintura com textura e criatividade.

Todas as atividades serão desenvolvidas com a observação e auxilio do professor no processo da aprendizagem proposta.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.