Páginas

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Desenho Dirigido “Família”



Levar os alunos a refletirem sobre a importância de ter uma família, bem como a contribuição da mesma para o seu crescimento e desenvolvimento.

Objetivos:

- Desenvolver e explorar a criatividade e representação do mundo para a criança ou adolescente.
- Observar as diferenças das famílias, abordando assuntos polêmicos como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais.
Colocar a sua atenção não só na realidade externa, como também na sua realidade interna;
- Proporcionar a oportunidade de expressarem os seus sentimentos e as suas emoções;
- Desenvolver a criatividade, as competências e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e com a cultura que está inserido.

Desenvolvimento:

Iniciar com uma Roda de Conversa sobre o tema “Família”, incentivar os alunos a formularem perguntas e emitirem opiniões sobre o tema discutido, perguntando sobre as suas famílias, quem mora na casa, ou seja, observar com os alunos as diferenças entre uma família e outra quanto aos integrantes, após, inseridas na linguagem do tema faremos leitura compartilhada do livro “O Livro da Família” que colocarei exposto na lousa.
Na sequencia pedir aos alunos que façam um desenho do local que mais gostam e nele as pessoas da família. Após, os alunos serão estimulados a falarem e descreverem sobre o seu desenho, assim, apesar dos aspectos intelectuais estarem presentes nos desenhos, os fatores emocionais aparecerão de uma forma relevante sobre o autor.
Para a construção do livro, irei entregar aos alunos desenhos para colorirem do livro “O Livro da Família”.
                                                            1º ANO

2º ANO
                                         
                                                                              3º ANO

4º ANO


5º ANO




Oficina Curricular: Reciclagem “Os Rs do lixo”


 A escola e a comunidade exercem papel fundamental para a conservação do meio ambiente. Para isso, foi pensado o uso de múltiplas ações que visam melhorar a qualidade de vida dentro e fora da escola, assim o projeto prevê o envolvimento de educadores  para envolver cada aluno na destinação correta do lixo, mobilizando todos os envolvidos e orientando a comunidade escolar a fazer a redução, reutilização, reciclagem e reeducar, o que é chamado de Rs do lixo.

      A forma como nos relacionamos com o meio ambiente a nossa volta está diretamente ligada a qualidade de vida que nós temos. Dessa forma a função da escola é trabalhar intensamente o tema “meio ambiente” através de ações reflexivas, teóricas e práticas, para que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta, incorporando dessa maneira, desde a infância, a responsabilidade e o respeito para a natureza.
       A comunidade pouco percebe os valores a sua volta, ignorando questões relevantes para o ambiente, como por exemplo: jogar lixo doméstico, entulhos, etc, nas ruas, por isso atitudes simples e urgentes em direção a sustentabilidade, como a utilização das lixeiras, a separação do lixo para reciclagem, devem ser ações imediatas que toda comunidade deve ter consciência de realizar no seu dia a dia para mudar a realidade.

⇰ Objetivos:

Promover educação ambiental  no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação  de indivíduos multiplicadores para a comunidade;

Despertar a consciência   critica sobre as graves questões ambientais que envolvem o lixo produzido na escola e no bairro;

Construir uma visão sistêmica sobre o problema do lixo desde sua produção, passando pela coleta e alcançando seu destino;

Desenvolver uma visão local dos problemas ambientais relacionados à falta de reciclagem do lixo;

Sensibilizar e conscientizar os alunos os quanto a importância da implantação dos Rs ( redução, reutilização, reciclagem e reeducação) para a conservação e preservação do meio ambiente em que vivem;

Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação do meio ambiente;

Desenvolver trabalhos artísticos, com material reciclável;

Realizar a feira de ciências, como culminância do projeto, expondo os trabalhos realizados.

⇰ Desenvolvimento:

Para atender os objetivos pré determinados serão realizados trabalhos expositivos que possibilitem a construção da consciência ecológica para este mundo diferente transformador, fazendo análises importantes na prática relativa ao meio ambiente escolar e da comunidade. Para tanto busca-se desenhar um caminho que ofereça possibilidades para que todos os participantes possam observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo, do ponto de vista da degradação ambiental, de modo crítico reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável  e boa qualidade de vida . Mostrando que podemos reutilizar diversos materiais antes de serem descartados, usando-os para a mesma função ou criando novas formas de utilização. E, ainda, que podemos reciclar todo material descartado que se transforma em lixo, que será coletivo para ser recuperado como matéria prima, retornando ao ciclo da produção.

1º momento:
Para iniciarmos este projeto, ministrarei aos alunos uma palestra explicativa sobre o meio ambiente e os Rs, para isso, assistiremos um filme da Turma da Monica “Um plano para salvar o planeta”, retirado do https://www.youtube.com/watch?v=aD2qPvJJXL8, este episódio mostra como o Ser Humano está maltratando o planeta, com todos esses acontecimentos, a turma entende que a solução para preservar a natureza são os Rs. Após iremos realizar uma Roda de Conversa onde conversaremos sobre o conhecimento deles sobre os Rs. O que é reciclar? Qual a importância do lixo para o meio ambiente? Porque devemos reciclar? Diante da exposição de ideias a respeito das questões levantadas, iremos confeccionar um cartaz (Será colocado em postos estratégicos da comunidade, mercado, posto de saúde e outros)  e panfletos para que levem para casa.

2º momento:
Jogo do Separa o lixo, este jogo tem a finalidade de conscientizar sobre a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente.

3º momento:
O lixo pode se transformar, será proposto a confecção de alguns objetos feitos de materiais que jogamos fora.