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PROJETOS ESCOLARES

TANGRAM
 textos e cores constroem novos saberes

DISCIPLINAS
Matemática, Artes Visuais e Língua Portuguesa

PERIODO
2 meses ( estimado )

SÉRIE
Alunos do 5º ano ( 4º série )
Na faixa etária de 09 a 10 anos

INTRODUÇÃO
     Sabemos que a educação atual precisa estimular a aprendizagem do aluno, despertando sua curiosidade e encontrando formas de incentivá-lo a tornar o estudo mais interessante, mostrando que pode traçar seus próprios caminhos, interagindo com o ambiente de forma cooperativa e construtiva, possibilitando formar seus próprios conceitos e opiniões, e, um bom caminho a trilhar é  a realização de Projetos Educacionais.
     Trabalhar com Projetos estimula o diálogo, o debate, a argumentação de diferentes pontos de vista, o confronto de opiniões, a construção coletiva do conhecimento.
     De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os projetos são considerados como uma das formas de desencadear os trabalhos didáticos, podendo integrar diferentes modos de organização curricular. Nos dias atuais, precisa-se retomar o conceito de educar, repensar, redimensionar as características e consequentemente, promover a sua transformação.
     Com o olhar de Paulo Freire, a educação escolar busca promover a autonomia numa sociedade diversificada e repleta de muitas culturas, contribuindo ainda para uma formação democrática, libertadora e interdisciplinar.
     Esta proposta de trabalho é desenvolver um processo pedagógico interdisciplinar, estabelecendo relações entre Matemática, Artes Visuais e Língua Portuguesa, nesse sentido, explorar figuras geométricas ( observação, manuseio, construção, composição e decomposição de figuras planas ), diferentes possibilidades de uso de cores ( seleção e aplicação ), leitura, interpretação e produção de texto.

OBJETIVOS
     ° Estimular a investigação e a experimentação, bem como o desenvolvimento de competências, habilidades e aquisição de conceitos essenciais em Matemática, Arte e Língua Portuguesa.
     º Promover o desenvolvimento da livre expressão, da autenticidade e da espontaneidade.

CONTEÚDOS CURRICULARES
     A historia da Matemática pode oferecer uma importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem. Ao revelar a Matemática como uma criação humana, ao mostrar as necessidades e as preocupações e ao estabelecer comparações entre diferentes culturas, em diferentes momentos historicos, e entre os conceitos e os processos matemáticos do passado e do presente, os professores procuram criar condições para que o aluno desenvolva atitudes e valores mais favoráveis diante do conhecimento matemático.
     Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de matemática no Ensino Fundamental, porque por meio deles o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar de forma organizada o mundo em que vive.

METODOLOGIA
     Considerando importante aproximar o  ensino de Matemática ao ensino de Língua Portuguesa, percebe-se que o trabalho com a Matemática na 4° série ou 5º ano será enriquecido nesta conexão com a leitura e a interpretação de textos, isto é, acredita-se que a leitura pode ser um modo desafiante e lúdico para que os alunos adquiram noções matemáticas e, ainda, servir como um complemento para o material tradicionalmente utilizado nas aulas.
     Integrar leitura com conhecimento matemático representa uma substancial mudança no ensino, pois os alunos passam a explorar a matemática e o texto simultaneamente. Desta forma os alunos desenvolvem as habilidades matemáticas e de linguagem conjuntamente, é neste contexto que a conexão da Matemática e Língua Portuguesa aparecem.
     Assim, os professores podem criar situações na sala de aula que ajudem os alunos a compreenderem a Matemática, no caso a Geometria, estabelecendo ligações cognitivas entre a Língua Portuguesa e a Matemática/; conceitos da vida real e a linguagem matemática formal, dando oportunidades para eles escreverem e falarem, usando o vocabulário matemático, além de desenvolverem habilidades. Usando o Tangram, eles constroem noções e conceitos matemáticos. 
     Estabelecendo como metodologia a divisão do trabalho em cinco momentos apresentados a seguir:

1º Momento:
Organização do trabalho e apresentação da historia da matemática como recurso introdutório ao jogo Tangram e início de exploração da linguagem oral sobre o assunto;

2º Momento:
Apresentação do jogo Tangram, exploração das diferentes possibilidades de construção de figuras e início da produção textual;

3º Momento:
Experimentação no uso das cores, de acordo com a criatividade de cada aluno;

4º Momento:
Estabelecimento de relações entre as áreas do conhecimento ( Matemática, Língua Portuguesa e Arte ) para a produção de um livro.

5º Momento:
Apresentação do produto final, o livro que narra as historias de cada grupo.


DESENVOLVIMENTO

1º Momento
O professor de Matemática leva uma historia relacionada a origem do Tangram e conta para os alunos. Neste momento acontece o interesse dos alunos em saber mais sobre o jogo. Então, neste momento os alunos estudam as áreas de figuras planas, procedem a contextualização de geometria, lingua portuguesa e artes.
O professor deve visar sempre a socialização do grupo, após a introdução da historia da matemática, dando início a organização e a coleta dos materiais a serem utilizados na construção pelos alunos dos diversos Tangrans.

2º Momento
O professor apresenta o Tangram e sob sua orientação os alunos começam a exploração do material, formando figuras. O professor de língua Portuguesa da início a produção de texto com registro no caderno das figuras montadas.

3º Momento
O professor de Arte usa o Tangram para orientar nas cores que cada aluno pode usar, de forma que as figuras vizinhas não podem ficar com cores iguais. Trabalhar com cores quentes e frias, aplicadas nas peças do Tangram.

4º Momento
Fazer abordagens durante a aula sobre algumas figuras que foram formadas como exemplo: gato, barco e etc, e partindo destas observações, os alunos podem elaborar frases ou pequenos textos relacionados as figuras.
Elaborar um livro com as figuras que foram formadas, o professor de Língua Portuguesa orienta a produção textual, observando o uso dos pronomes e a utilização de uma pontuação adequada. A Geometria trabalha formas e frações dentro da matemática com o Tangram. A Artes complementa com a parte artistica, explorando cores e técnicas.
A interdisciplinaridade deve estar presente em todos os momentos do desenvolvimento do trabalho.

5º Momento
Ultima etapa - produto final.
Solicitar que cada grupo conte sua historia para a turma, expressar e apresentar o material produzido - O livro.


AVALIAÇÃO
     A avaliação é realizada em todos os aspectos, pois é um processo contínuo que ocorre juntamente "com" e "durante" as aulas, enquanto os alunos desenvolvem suas atividades. Os professores devem estar presentes em todas as ações dos alunos, tanto as suas respostas, quanto as perguntas, aos recursos que se utilizar no desenvolvimento da produção textual e a interação com os colegas, bem na sua elaboração de situações problema e as analogias com outros conceitos.
     Entende-se que avaliar é acompanhar as atividades dos alunos, aquilatando as mudanças de comportamento que ocorrem ( que não são as mesmas de aluno para aluno ), atividades em grupos e de pesquisa.
     Visar a correção de possiveis distorções no decorrer das atividades e no encaminhamento das tarefas para alcançar os objetivos previstos.
     O aluno deve ser avaliado no conjunto de seu trabalho realizado durante o projeto. Avaliar a aprte socioafetiva do aluno, bem como seu grau de participação.

JOGO DO TANGRAM

     Também chamado Tangrama, consiste num quebra-cabeça de origem chinesa. É formado por um quadrado que se decompõe em sete peças, sendo:
     ° dois triângulos grandes iguais;
     ° um triângulo médio;
     ° dois triângulos pequenos iguais;
     ° um paralelogramo.

     Com a utilização das 7 ( sete ) peças é possível construir mais de 1.000 figuras representando animais, plantas, objetos, letras, algarismos e figuras geométricas entre outras.




ORIGEM DO TANGRAM

     A origem deste jogo é incerta, não se conhece a data ou seu inventor, porém existem várias lendas a respeito do seu surgimento.

     Conta-se que certo chinês de nome Tam acidentalmente deixou cair uma peça quadrada de cerâmica que se partiu em sete pedaços. Tentando remontar esta peça, ele descobriu várias outras formas.

     Outra história parecida com a anterior, conta que um chinês deixou cair no chão um pedaço de espelho quadrado, que se partiu em sete pedaços. Porém, se supreendeu com os pedaços do espelho, que ao tentar montar o quadrado novamente verificou a possibilidade de criar várias formas distintas como pessoas, animais, figuras geométricas, etc.

     Uma outra história diz que um jovem chinês fora designado para uma viagem e o seu mestre lhe deu um espelho de forma quadrada, e disse a ele:
      - Com este espelho registrará os acontecimentos ao longo da viagem e ao retornar me mostrará.
     O jovem questionou:
     - Mestre, como poderei mostrar os acontecimentos ao longo da viagem com este simples espelho?
     No decorrer de suas palavras o espelho caiu de suas mãos, partindo em sete pedaços, e o mestre disse:
     -  Agora poderás construir figuras para ilustrar os acontecimentos ao longo de sua viagem.
     E com isso o jovem partiu para sua viagem e no decorrer desta foi ilustrando os acontecimentos que fora presenciando em figuras e com isso se formou o Tangram. Esta fabulosa descoberta foi passada dos chineses para a humanidade.

     A referência mais antiga é de um painel em madeira datado de 1780, neste consta a imagem de duas senhoras chinesas a resolver um Tangram, a mais antiga conhecida é do início do século XIX. Este chegou rapidamente ao Estados Unidos e a Europa e ficou conhecido como Puzzle Chinês.
    Com a crescente popularidade, este quebra-cabeça tem atraído muitos matemáticos e muito tem-se produzido sobre o assunto. A utilização dos computadores para explicar as propriedade geométricas e para gerar mais Puzzles ampliou ainda mais a divulgação deste jogo didático.

VEJA ALGUMA DAS FORMAS DE CONSTRUÇÃO DO TANGRAM.

° PESSOAS

° ANIMAIS

° ALFABETO


º HISTORINHA


DICA: O professor poderá também trabalhar com historias ja conhecida pelos alunos, com Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e outras.

NESTE ENDEREÇO VOCÊ PODERÁ BAIXAR UM PROGRAMA PARA MONTAR O TANGRAM:
http://www.geometras.com.br/?p=427