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quarta-feira, 21 de março de 2012

Analise do Conceito de Disciplina em Foucault

O conceito de disciplina em Foucault é viável nesse nosso tempo, pois é parte de um processo historio vivido por nós. A questão disciplinar na sociedade vem desde os tempos remotos e “a partir dos séculos XVII e XVIII”, segundo Foucault, ela se tornou fórmula geral de dominação.
            A escravidão também significava dominação, no entanto agora, não apenas com a referência da relação de posse, mas com relação a capacidade de poder sobre o outro. A disciplina é a base da sustentação de uma sociedade. Das instituições públicas até as particulares, o exercício do controle ocorre de várias formas; por meio das classificações, das hierarquias, das apreciações ou não, das qualidades ou não, dos méritos ou das punições.
            As filas, as câmeras de segurança, a classificação das idades, a obrigatoriedade do voto e muito mais, evidencia a relação do poder diário em nossas vidas, muitas vezes nem notadas por muitos. Por isso, o poder ou as medidas disciplinares é um fato, e por ser fato, não existe apenas de um lado. Como diz o autor, ele é “indiscreto” e ao mesmo tempo “discreto”, pois está em toda a parte; mesmo quando exerce o controle físico, seu intuito é sempre moral. Mas, se não existe de um lado só, quer dizer que, há sempre o direto a revolta, ao contraponto, ao efeito e as reações.
. A possibilidade de se identificar um conceito de poder cujo conteúdo, ao afastá-lo da idéia de repressão e de lei, o torna produtivo, positivo e especialmente emancipatório.

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