Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Educação Infantil - Jean Peaget - Algumas Idéias.

 Segundo Piaget, a prática pedagógica deve obedecer a alguns princípios básicos:

° Ação - As crianças só conhecem os objetos usando-os, por isso, é preciso aplicar vários esquemas em vários objetos ao mesmo tempo;

° Representação - A criança só manifesta o simbolismo se a atividades for representada;

° Atividades grupais - Os efeitos de natureza social e afetiva, que são gerados no grupo são extra ordinariamente importantes para a criança, porque incidem em sua própria auto-estima e porque reduzem o impacto de uma determinada ação educativa ou institucional sobre a criança. Daí a proposição de Piaget, em formar grupos espontâneos e não impor algum tema;

° Organização - É na interação com a atividade que a criança vai se organizar;

° Professor Problematizador - É através da problematização que a criança constrói sua autonomia;

° Área de Conhecimento Integrada - Para Piaget, a criança é mais capaz de compreender e agir do que expressar verbalmente os princípios de suas ações.

É na educação infantil que se desperta na criança o gosto pelas várias aprendizagens. Portanto, ela deve ser estimulada e incentivada.

Algumas sugestões:

° Criar um cartaz sobre os direitos e deveres dos alunos na escola; boas maneiras tais como cumprimentar, despedir, agradecer, pedir licença, dizer por favor, desculpar-se, ser gentil e elogiar quando necessário;

° O trabalho com os nomes é uma forma de estímulo para o aluno, porque o nome é o princípio;

° Pode usar jogos e listas que usam como base o nome próprio, crachás é uma ótima estratégia para iniciar a alfabetização na pré-escola;

° Usar desenhos com as iniciais dos nomes;

° Afixar nos murais nomes dos ajudantes de sala;

° Datas comemorativas, aniversários, dias da semana, mês, ano e numerais;

° Fichas do dia que contenham desenhos sobre o tempo;

° Contar histórias para serem ilustradas;

º É importante que se crie um ambiente alfabetizador com muito material escrito: livros, revistas, jornais, rótulos para que todas as  crianças entrem em contato com esse material, porque muitas não tem acesso a ele e assim poderá descobrir que a escrita está em todos os lugares;

º Também se faz necessário criar um cantinho de leitura para que as crianças manuseiem os livros, porque mesmo sem saber ler ela pode construir sua historia.

° Pode também fazer uma parecença com uma foto de revista para as crianças: com quem se parece, cor dos olhos, cabelos, formato do rosto, característica físicas. E nesse espaço trabalhar a lateralidade: dentro-fora, maior-menor e esquerdo-direito.

Baseado nos dizeres de Jean Piaget e nas sugestões de atividades entende-se a importância do professor como organizador.
Organizador no sentido, de quem observa, colhe os dados, trabalha continuamente, com respeito aos alunos que não são puros objetos de ação do professor, mas que encontram em suas atividades como algo delas e ao mesmo tempo entendam o papel do professor como organizador e não como dono de suas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.