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domingo, 17 de abril de 2016

Arteterapia.... Também é Arte

"Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida."
                                                                                           (Jung)

 

Crianças pequenas aprendem muito em sala de aula, principalmente com recursos de arte como desenho, pintura e colagem. Mas o que a maioria dos educadores não sabe é que a criança pode revelar naquele momento do fazer artístico muito mais do que se possa imaginar.

Arteterapia é uma ciência fundamentada em medicina (neurologia e psiquiatria), psicologia e artes em geral, como desenho técnico e artístico), que utiliza recursos da arte para aliviar ou curar sintomas, traumas e fobias. Dependendo da gravidade do caso, pode-se trabalhar em conjunto com psiquiatra e psicologo.

Porém, a prática de arteterapia não se restringe a função puramente clínica ou psicoterápica, podendo ter o seu início na área educacional. Professor e psicopedagogo podem observar através das atividades de arte, crianças hiperativas, agressivas, com dificuldades de aprendizagem, crianças que se isolam, com medo ou insegurança, podendo encaminha-las a um arteterapeuta que irá, de forma lúdica e não invasiva, trabalhar esses aspectos revertendo as queixas para melhora da autoestima; como também, na criação de uma auto imagem positiva, no alívio da tensão, na criatividade, na redução da hiperatividade, na autonomia sobre a própria vida.

Como duas formas de trabalho, temos o individual, o qual o educador pode perceber como a criança faz o seu trabalho artístico, de forma feliz ou triste, se concentrado ou disperso, com raiva ou alegria. E também o trabalho em grupo, o educador irá perceber um pouco a personalidade de cada criança, pois esse tipo de trabalho promove a inclusão, a compreensão, a orientação e o companheirismo.

Os educadores têm a missão de ajudar seus alunos a definir seus pensamentos limitadores, a reconhecer e comunicar seus medos, seus verdadeiros sentimentos e desejos. Pois o educador também é um agente atuante na formação de uma personalidade.

A imagem projetada em um papel, escultura ou em um movimento do corpo, reflete a maneira pessoal de cada um se relacionar, de se posicionar, de estar no mundo. Por exemplo, a intensidade da cor e do traçado revelam nossos estados psíquicos, como um sentimento, seja de amor ou ódio, de repulsa ou desprazer.

Veja aqui, algumas dicas de técnicas artísticas para sala de aula:

DESENHO COLETIVO - O objetivo é trabalhar o perfeccionismo, a frustração e o trabalho em equipe, desenvolve-se distribuindo uma folha folha A4 e canetas de hidrocor para as crianças, solicite que iniciem um desenho e, ao sinal de palmas, eles deverão passar a sua folha a criança do seu lado, realizar isso até que sua folha volte a mesma criança. 

TEXTURAS - O objetivo é a exploração e a percepção tátil, identificando superfícies texturizadas como paredes, madeira, cerâmica. Como também criando suas próprias pranchas de texturas colocando sobre pequenas chapas de Eucatex, ou de papelão, diferentes elementos, como exemplo: grãos, pedaços de estopa, de vime, de renda e cobri-los com papel contact transparente, para que durem mais. Um exercício bacana, seria pedir para as crianças colocarem uma folha sulfite sobre uma textura texturizada, e passarem o giz de cera na posição horizontal no papel para registrarem as impressões das texturas.

MANCHAS DE TINTAS - O objetivo é estimular a imaginação. As crianças irão pingar gotas de tinta guache sobre uma folha sulfite, depois dobra-las ao meio e desdobra-las. Pedir a eles que escrevam ou descrevam sobre a imagem que se formou.

CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS - O objetivo é trabalhar a criatividade. As crianças irão construir um instrumento musical utilizando sucatas como garrafas PET, latas, papelão, com a utilização de fita crepe, palitos de churrasco, sementes, miçangas, grãos, etc.

PINTURA COM PÓ - O objetivo é trabalhar a falta de controle, maleabilidade diante das mudanças da vida. As crianças devem molhar o papel com um pincel e água, depois irão jogar um pouco de pó xadrez pela folha e irem desenhando com o cotonete. Quanto mais aguada estiver a folha, mas o pó irá se espalhar formando desenhos diversos.

MÁSCARAS - O objetivo é soltar a imaginação e liberar os sentimentos reprimidos. Desenhe mascarás no papel ou papelão e recorte, se forem crianças maiores, eles mesmos podem fazer isso, decorem como quiserem. Peça para eles falarem sobre a mascara, se ela representa alguém ou algum herói. Ao colocar uma mascara e se ocultar, a criança pode permitir o desmascaramento de alguns fatos e comportamentos que não consegue expressar quando está exposta.

MANDALA EM GRUPO - O objetivo é estimular a imaginação, o companheirismo, a paciência e a criatividade. Pode-se usar diversos materiais, como um disco de vinil, CD ou qualquer suporte duro e redondo, sementes, miçangas, contas, lantejoulas, canutilhos, penas, papeis recortados etc. e cola. Peça as crianças irem colando o que quiserem na mandala, também pode pedir para irem uma de cada vez, ou todas juntas, dependendo do tamanho da mandala.

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