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terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Desenho Livre

Segundo diagnósticos da psicopedagogia o desenho livre deve ser um recurso muito utilizado pelos educadores na fase da Ed. Infantil, pois será através dele que poderemos observar os sinais emitidos pela criança. O desenho está condicionado intimamente com o perfil do aluno, personalidade, sentimentos e também suas dificuldades e por isso deve ser usado nas escolas como instrumento no entendimento do universo infantil.

Segundo Aurélio (1993), desenho é "representação de formas sobre uma superfície, por meio de linhas, pontos e manchas. A arte e a técnica de representar, com lápis, pincel e etc., um tema real ou imaginário, expressando a forma. Traçado, projeto".



O significado de desenho em grego é traçar, arranhar, redigir, dentre outros. Com os afixos seu sentido passa a ser: corrigir, transcrever, traduzir, etc.

Conteúdo: 
Desenho livre, pintura, incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia.

Objetivo:
Explorar a criatividade usando cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.

Tempo de duração: 
2 aulas

Atividade: 
Atividade Artística.

Material:
Folha A4, régua, lápis de cor, giz de cera.

Desenvolvimento: 
Conversei com os alunos sobre como se expressar através do desenho. Entreguei uma folha de papel A4 e pedi para que fizessem a margem e depois um desenho de sua vontade, depois colori-lo. Observei as diferenças de imagens, em seguida perguntei o porquê desse desenho.



Avaliação: 
Avaliei a participação, a colaboração e a organização da turma durante o desenvolvimento da atividade proposta.



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