Segundo diagnósticos da
psicopedagogia o desenho livre deve ser um recurso muito utilizado pelos
educadores na fase da Ed. Infantil, pois será através dele que poderemos
observar os sinais emitidos pela criança. O desenho está condicionado
intimamente com o perfil do aluno, personalidade, sentimentos e também suas
dificuldades e por isso deve ser usado nas escolas como instrumento no
entendimento do universo infantil.
Segundo Aurélio (1993),
desenho é "representação de formas sobre uma superfície, por meio de
linhas, pontos e manchas. A arte e a técnica de representar, com lápis, pincel
e etc., um tema real ou imaginário, expressando a forma. Traçado,
projeto".
O significado de desenho em
grego é traçar, arranhar, redigir, dentre outros. Com os afixos seu sentido
passa a ser: corrigir, transcrever, traduzir, etc.
Conteúdo:
Desenho livre, pintura, incentivar e
desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia.
Objetivo:
Explorar a criatividade usando cor, forma,
dimensão, espaço e harmonia.
Tempo de duração:
2 aulas
Atividade:
Atividade Artística.
Material:
Folha A4, régua, lápis de cor, giz de cera.
Desenvolvimento:
Conversei com os alunos sobre como se
expressar através do desenho. Entreguei uma folha de papel A4 e pedi para que
fizessem a margem e depois um desenho de sua vontade, depois colori-lo.
Observei as diferenças de imagens, em seguida perguntei o porquê desse desenho.
Avaliação:
Avaliei a participação, a colaboração e a
organização da turma durante o desenvolvimento da atividade proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.