TANGRAM
textos e cores constroem novos saberes
DISCIPLINAS
Matemática,
Artes Visuais e Língua Portuguesa
PERÍODO
2 meses
( estimado )
SÉRIE
Alunos
do 5º ano ( 4º série )
Na
faixa etária de 09 a 10 anos
INTRODUÇÃO
Sabemos que a educação atual precisa
estimular a aprendizagem do aluno, despertando sua curiosidade e encontrando
formas de incentivá-lo a tornar o estudo mais interessante, mostrando que pode
traçar seus próprios caminhos, interagindo com o ambiente de forma cooperativa
e construtiva, possibilitando formar seus próprios conceitos e opiniões, e, um
bom caminho a trilhar é a realização de
Projetos Educacionais.
Trabalhar com Projetos estimula o diálogo,
o debate, a argumentação de diferentes pontos de vista, o confronto de
opiniões, a construção coletiva do conhecimento.
De acordo com os Parâmetros Curriculares
Nacionais, os projetos são considerados como uma das formas de desencadear os
trabalhos didáticos, podendo integrar diferentes modos de organização
curricular. Nos dias atuais, precisa-se retomar o conceito de educar, repensar,
redimensionar as características e consequentemente, promover a sua
transformação.
Com o olhar de Paulo Freire, a educação
escolar busca promover a autonomia numa sociedade diversificada e repleta de
muitas culturas, contribuindo ainda para uma formação democrática, libertadora
e interdisciplinar.
Esta proposta de trabalho é desenvolver um
processo pedagógico interdisciplinar, estabelecendo relações entre Matemática,
Artes Visuais e Língua Portuguesa, nesse sentido, explorar figuras geométricas
( observação, manuseio, construção, composição e decomposição de figuras planas
), diferentes possibilidades de uso de cores ( seleção e aplicação ), leitura,
interpretação e produção de texto.
OBJETIVOS
° Estimular a investigação e a
experimentação, bem como o desenvolvimento de competências, habilidades e
aquisição de conceitos essenciais em Matemática, Arte e Língua Portuguesa.
º Promover o desenvolvimento da livre
expressão, da autenticidade e da espontaneidade.
CONTEÚDOS
CURRICULARES
A historia da Matemática pode oferecer uma
importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem. Ao revelar a Matemática
como uma criação humana, ao mostrar as necessidades e as preocupações e ao
estabelecer comparações entre diferentes culturas, em diferentes momentos
historicos, e entre os conceitos e os processos matemáticos do passado e do
presente, os professores procuram criar condições para que o aluno desenvolva
atitudes e valores mais favoráveis diante do conhecimento matemático.
Os conceitos geométricos constituem parte
importante do currículo de matemática no Ensino Fundamental, porque por meio
deles o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite
compreender, descrever e representar de forma organizada o mundo em que vive.
METODOLOGIA
Considerando importante aproximar o ensino de Matemática ao ensino de Língua
Portuguesa, percebe-se que o trabalho com a Matemática na 4° série ou 5º ano
será enriquecido nesta conexão com a leitura e a interpretação de textos, isto
é, acredita-se que a leitura pode ser um modo desafiante e lúdico para que os
alunos adquiram noções matemáticas e, ainda, servir como um complemento para o
material tradicionalmente utilizado nas aulas.
Integrar leitura com conhecimento
matemático representa uma substancial mudança no ensino, pois os alunos passam
a explorar a matemática e o texto simultaneamente. Desta forma os alunos
desenvolvem as habilidades matemáticas e de linguagem conjuntamente, é neste
contexto que a conexão da Matemática e Língua Portuguesa aparecem.
Assim, os professores podem criar
situações na sala de aula que ajudem os alunos a compreenderem a Matemática, no
caso a Geometria, estabelecendo ligações cognitivas entre a Língua Portuguesa e
a Matemática/; conceitos da vida real e a linguagem matemática formal, dando
oportunidades para eles escreverem e falarem, usando o vocabulário matemático,
além de desenvolverem habilidades. Usando o Tangram, eles constroem noções e
conceitos matemáticos.
Estabelecendo como metodologia a divisão
do trabalho em cinco momentos apresentados a seguir:
1º
Momento:
Organização
do trabalho e apresentação da historia da matemática como recurso introdutório
ao jogo Tangram e início de exploração da linguagem oral sobre o assunto;
2º
Momento:
Apresentação
do jogo Tangram, exploração das diferentes possibilidades de construção de
figuras e início da produção textual;
3º
Momento:
Experimentação
no uso das cores, de acordo com a criatividade de cada aluno;
4º
Momento:
Estabelecimento
de relações entre as áreas do conhecimento ( Matemática, Língua Portuguesa e
Arte ) para a produção de um livro.
5º
Momento:
Apresentação
do produto final, o livro que narra as historias de cada grupo.
DESENVOLVIMENTO
1º
Momento
O
professor de Matemática leva uma historia relacionada a origem do Tangram e
conta para os alunos. Neste momento acontece o interesse dos alunos em saber
mais sobre o jogo. Então, neste momento os alunos estudam as áreas de figuras
planas, procedem a contextualização de geometria, lingua portuguesa e artes.
O
professor deve visar sempre a socialização do grupo, após a introdução da
historia da matemática, dando início a organização e a coleta dos materiais a
serem utilizados na construção pelos alunos dos diversos Tangrans.
2º
Momento
O
professor apresenta o Tangram e sob sua orientação os alunos começam a exploração
do material, formando figuras. O professor de língua Portuguesa da início a
produção de texto com registro no caderno das figuras montadas.
3º
Momento
O
professor de Arte usa o Tangram para orientar nas cores que cada aluno pode
usar, de forma que as figuras vizinhas não podem ficar com cores iguais.
Trabalhar com cores quentes e frias, aplicadas nas peças do Tangram.
4º
Momento
Fazer
abordagens durante a aula sobre algumas figuras que foram formadas como
exemplo: gato, barco e etc, e partindo destas observações, os alunos podem
elaborar frases ou pequenos textos relacionados as figuras.
Elaborar
um livro com as figuras que foram formadas, o professor de Língua Portuguesa
orienta a produção textual, observando o uso dos pronomes e a utilização de uma
pontuação adequada. A Geometria trabalha formas e frações dentro da matemática
com o Tangram. A Artes complementa com a parte artistica, explorando cores e
técnicas.
A
interdisciplinaridade deve estar presente em todos os momentos do
desenvolvimento do trabalho.
5º
Momento
Ultima
etapa - produto final.
Solicitar
que cada grupo conte sua historia para a turma, expressar e apresentar o material
produzido - O livro.
AVALIAÇÃO
A avaliação é realizada em todos os
aspectos, pois é um processo contínuo que ocorre juntamente "com" e
"durante" as aulas, enquanto os alunos desenvolvem suas atividades.
Os professores devem estar presentes em todas as ações dos alunos, tanto as
suas respostas, quanto as perguntas, aos recursos que se utilizar no
desenvolvimento da produção textual e a interação com os colegas, bem na sua
elaboração de situações problema e as analogias com outros conceitos.
Entende-se que avaliar é acompanhar as
atividades dos alunos, aquilatando as mudanças de comportamento que ocorrem (
que não são as mesmas de aluno para aluno ), atividades em grupos e de
pesquisa.
Visar a correção de possiveis distorções
no decorrer das atividades e no encaminhamento das tarefas para alcançar os
objetivos previstos.
O aluno deve ser avaliado no conjunto de
seu trabalho realizado durante o projeto. Avaliar a aprte socioafetiva do
aluno, bem como seu grau de participação.
JOGO DO
TANGRAM
Também chamado Tangrama, consiste num
quebra-cabeça de origem chinesa. É formado por um quadrado que se decompõe em
sete peças, sendo:
° dois triângulos grandes iguais;
° um triângulo médio;
° dois triângulos pequenos iguais;
° um paralelogramo.
Com a utilização das 7 ( sete ) peças é
possível construir mais de 1.000 figuras representando animais, plantas,
objetos, letras, algarismos e figuras geométricas entre outras.
ORIGEM
DO TANGRAM
A origem deste jogo é incerta, não se
conhece a data ou seu inventor, porém existem várias lendas a respeito do seu
surgimento.
Conta-se que certo chinês de nome Tam
acidentalmente deixou cair uma peça quadrada de cerâmica que se partiu em sete pedaços.
Tentando remontar esta peça, ele descobriu várias outras formas.
Outra história parecida com a anterior,
conta que um chinês deixou cair no chão um pedaço de espelho quadrado, que se
partiu em sete pedaços. Porém, se supreendeu com os pedaços do espelho, que ao
tentar montar o quadrado novamente verificou a possibilidade de criar várias
formas distintas como pessoas, animais, figuras geométricas, etc.
Uma outra história diz que um jovem chinês
fora designado para uma viagem e o seu mestre lhe deu um espelho de forma
quadrada, e disse a ele:
- Com este espelho registrará os
acontecimentos ao longo da viagem e ao retornar me mostrará.
O jovem questionou:
- Mestre, como poderei mostrar os
acontecimentos ao longo da viagem com este simples espelho?
No decorrer de suas palavras o espelho
caiu de suas mãos, partindo em sete pedaços, e o mestre disse:
-
Agora poderás construir figuras para ilustrar os acontecimentos ao longo
de sua viagem.
E com isso o jovem partiu para sua viagem
e no decorrer desta foi ilustrando os acontecimentos que fora presenciando em
figuras e com isso se formou o Tangram. Esta fabulosa descoberta foi passada
dos chineses para a humanidade.
A referência mais antiga é de um painel em
madeira datado de 1780, neste consta a imagem de duas senhoras chinesas a
resolver um Tangram, a mais antiga conhecida é do início do século XIX. Este
chegou rapidamente ao Estados Unidos e a Europa e ficou conhecido como Puzzle
Chinês.
Com a crescente popularidade, este
quebra-cabeça tem atraído muitos matemáticos e muito tem-se produzido sobre o
assunto. A utilização dos computadores para explicar as propriedade geométricas
e para gerar mais Puzzles ampliou ainda mais a divulgação deste jogo didático.
VEJA
ALGUMA DAS FORMAS DE CONSTRUÇÃO DO TANGRAM.
°
PESSOAS
°
ANIMAIS
°
ALFABETO
º
HISTORINHA
DICA:
O professor poderá também trabalhar com historias ja conhecida pelos alunos,
com Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e outras.
NESTE
ENDEREÇO VOCÊ PODERÁ BAIXAR UM PROGRAMA PARA MONTAR O TANGRAM:
http://www.geometras.com.br/?p=427
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