MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Jogos Pedagogicos

Acredite ou não, utilizar jogos nas aulas pode gerar grande capacidade de ensinar, pois a aprendizagem está subordinada ao desenvolvimento, o jogo é elemento do ensino apenas como um possibilitador de colocar o pensamento do sujeito com a ação. O jogo é uma didática externa que possibilita ao sujeito chegar a uma estrutura nova de pensamento.
A utilização de jogos no ensino pode exercer uma construção de conceitos na metodologia do conhecimento feito ou se fazendo. Na concepção Piagetiana o jogo assume a característica de promoção da aprendizagem da criança, pois ao ser colocado diante de situações de brincadeira, a criança compreende a estrutura lógica do jogo e, com isso, a estrutura do conhecimento presente no jogo.
Segundo Kami & Declark os jogos em grupo fornecem caminhos para um jogo estruturado no qual eles (os alunos) são intrinsecamente motivados a pensar e a lembrar as combinações numéricas. (1994, p.169)
Para Vygotsky, o jogo é visto como um conhecimento feito ou se fazendo, que se encontra impregnado do conteúdo cultural que emana da própria atividade. Seu uso requer um planejamento que permite a aprendizagem dos elementos sociais em que está inserido (conceitos matemáticos e culturais).
Sendo assim, nós como educadores, devemos procurar alternativas e meios que propiciem a motivação para a aprendizagem, o desenvolvimento e a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo, senso de cooperação que desenvolva a socialização e aumente as interações do educando com outras pessoas.
Os jogos se forem bem planejados se tornam um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento e ensino aprendizagem. Veja alguns exemplos:
Entretanto, os jogos devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar. Nesta forma, verificamos que há três aspectos que justificam a introdução dos jogos nas aulas, são eles: o lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais.


Baralho das Emoções, um recurso que pode ser usado para trabalhar as emoções e sentimentos dos alunos.






 Quebra Cabeça, este jogo serve para trabalhar números e quantidades.
Dominó, este jogo também trabalha números e quantidades.
Jogo da Memória, quantidade e números.

Jogo da Memória, trabalhar cores.
Este jogo chamo de Banco de Letras, pode ser usado em contação de histórias ou palavras soltas.









Este jogo eu chamo de Cruzando as Palavras, pode trabalhar palavras soltas ou utilizando algum tema específico.                                                                                                                
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