MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Educadores... Fiquem de olho!! Melhor aproveitamento das aulas.

A cada dia que passa fica mais e mais difícil, conseguir um bom nível de atenção dos alunos, existe muitas coisas que fazem com que os alunos se desliguem da aula e de suas atividades de casa, entre elas podemos destacar os celulares, os games e jogos, a televisão com sua infinidade de novidades e a tecnologia que a cada dia fica mais atrativa, a maioria dos adolescentes, jovens ou até mesmo adultos perdem uma boa parte do dia em frente ao computador, muitos com certeza buscando conhecimento, mais a maioria apenas matando tempo em salas de relacionamento social, como por exemplo, o MSN e o Orkut, não estou aprovando ou desaprovando estas práticas, digo apenas que muitas vezes o aluno esta apenas de corpo presente na sala de aula porem sua mente esta mais interessada em colocar novas fotos em seu painel do Orkut.
Esse problema faz com que os educadores tenham um novo desafio, como motivar os alunos no ambiente escolar, com conteúdo mais atrativo e dinâmico no ensino aprendizagem.
A escola que possui um ambiente mais atrativo consegue alunos interessados que motivam o educador e torna as aulas bem mais produtivas. É de suma importância que os alunos estejam ligados nas aulas, participando, questionando, realizando as atividades propostas pelo educador.
O educador e importante para a aprendizagem dos alunos na orientação dos caminhos que estes devem percorrer para obter o conhecimento. No entanto, somente o papel do educador neste processo não é suficiente, hoje com fácil acesso a tantas tecnologias se faz necessário tornar as aulas mais dinâmicas, com motivação a questionamentos e interesse do aluno.

Dia do Índio

Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. O Dia do Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes.
Dentre os objetivos temos o de conhecer um pouco da história dos índios; conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas; refletir sobre a relação: brancos x índios; estimular a comemoração do dia do índio.
Para atingirmos estes objetivos o educador pode proporcionar uma serie de atividades que estejam de acordo com a faixa etária de seus alunos e série que estão cursando como, por exemplo:
- Roda de conversa sobre o tema:  Ler um texto sobre o assunto em questão, onde poderá estimular opiniões e estimular a escrita ao propor pequenos textos.
Todo dia é dia de índio?
Sim, pois não adianta somente lembrar os índios apenas um dia. Eles fazem parte de nossa história e têm muito a nos ensinar. Mas, justamente por serem importantes, foi reservada uma data no calendário anual para comemorar o Dia do índio, que é 19 de Abril.
O porquê desta data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com o objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.
- Trabalhar com imagens podendo usar cartazes com fotografias dos índios: o educador pode estimular os alunos a pesquisarem em vários veículos de comunicação como internet, jornais, revistas e outros. 
Como vivem os índios?
Quando observamos uma aldeia indígena podemos perceber que o modo de vida dos índios é bem diferente do nosso, não é mesmo? Pois realmente é, mas com aspectos interessantes que valem a pena conhecer!
Os índios vivem de forma muito organizada e harmônica, cada tribo tem um cacique, que é o chefe e um pajé, que é espécie de médico para eles. Os pajés conhecem tudo sobre males do corpo e do espírito e também quais as plantas e ervas que podem ser utilizadas em cada caso.
A aldeia onde vivem é chamada de taba e nela existem dois tipos de casas: as simples, onde vivem apenas uma família e são chamadas de ocas e as casas coletivas, que são chamadas de malocas.
As casas construídas com uma mistura de barro e sua estrutura são sustentadas por pedaços de madeira, para fazer os telhados os índios utilizam palha trançada ou grandes folhas de árvores.
Esta forma de construção é barata e segura para algumas regiões sem muitas variações climáticas, por isso é utilizada em alguns locais do Brasil, principalmente climáticas, principalmente no Nordeste e na Amazônia. São as casas de pau-a-pique.
Onde vivem.
Onde estão os índios brasileiros?
Vivem em áreas espalhadas por todos os Estados, mas a maior parte das terras e da população indígenas é na Amazônia.
Como é a língua indígena?
Você acha que os índios falam outra língua? Não é bem assim!!! Os povos que habitavam o litoral do Brasil usavam principalmente a língua Tupi e muitas palavras da língua portuguesa tem origem no tupi-guarani. Quer conhecer algumas? Veja só: arara, capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti, jacaré, jibóia, jururu, mandioca, mingau, minhoca, paçoca, peteca, pindaíba, pipoca, preá, sarará, tamanduá, tapera, taquara, toca, traíra, xará... Muitas, e pode ter certeza que há muito mais!
Suas Armas.
Os índios sempre foram valentes! Eles utilizam vários tipos de armas confeccionadas pelos homens da tribo e que não tem apenas a finalidade de guerrear, mas também são utilizadas para a caça. As armas indígenas são bem diferentes das que conhecemos, pois não utilizam metais e sim materiais disponíveis na natureza, como madeira, ossos e principalmente pedras. Vamos conhecer algumas armas indígenas?
ARCO E FLECHA, é a principal arma dos índios, devido a sua cultura, as atividades de caça são constantes entre os homens que, desde a infância treinam com o arcos e adquirem grande habilidade em seu manejo, os arcos são de madeira e o alcance da flecha pode atingir 30 metros.
BORDUNA, esta é uma arma importante para a guerra e só é usada nessas ocasiões, sendo muito diferente do arco e flecha que tem utilização diária. A borduna é uma arma simples: um pau pesado em uma extremidade, que causa danos pelo impacto direto.
LANÇA, é uma arma menos utilizada e tem também a função específica na caça e pesca. Existem lanças de uso a pé ou a cavalo.
Utensílios domésticos.
Existem algumas coisas que utilizamos em nosso cotidiano que nem damos mais muita importância, não é mesmo? Um colar, um pente ou mesmo uma vasilha para colocar o arroz. Quem se lembra desses utensílios com freqüência e guarda como se fossem os únicos?
Pois os índios confeccionam todos esses objetos e dão muito valor a eles. Os índios acreditam que não são eles que produzem esses utensílios, mas uma força superior, que “comanda” as mãos deles durante a confecção, assim eles dão muito valor a tudo que fazem e principalmente o que é usado nos rituais.
Veja quantos utensílios diferentes os índios produzem:
CERÂMICAS, feitas pelas mulheres, que usam barro adequado, muitas vezes misturam argila, grânulos diversos ou cacos velhos bem triturados. São utilizados para buscar, guardar e servir água, para preparar e servir bebidas fermentadas de milho e mandioca. Para armazenar produtos e cozinhar os alimentos.
FERRAMENTAS como machados, feitos em pedras que servem para a derrubada do mato.
ADORNOS, feitos com dentes, penas e unhas de animais ou com rodelas de casca de caramujos.
 
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