MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

terça-feira, 15 de março de 2016

PROJETO EDUCACIONAL PARA INDISCIPLINA



PROJETO ESTRELINHA
Sabemos que para obter disciplina em qualquer ambiente em que vivemos não podemos deixar de falar de respeito, pois, o tema respeito está centralizado na moralidade. Isso quer dizer que cada pessoa tem, junto com sua vida intelectual, afetiva, religiosa ou fantasiosa, uma vida moral.
Com isso, entendemos que atualmente o papel do professor dentro da escola é muito mais abrangente, pois ele precisa estar atento às capacidades cognitivas, físicas, afetivas, éticas e para preparação do educando para o exercício de uma cidadania ativa e pensante.
Será que sabemos ouvir nossos alunos? A conversação envolve o respeito em saber ouvir e entender nossos alunos, revelando a eles nossa preocupação com suas opiniões e com suas atitudes e o nosso interesse em poder dar a assistência necessária ao aperfeiçoamento do seu processo de aprendizagem.
Como também, o compromisso de nos educadores com a disciplina e a responsabilidade dos nossos alunos para conseguirem atingir a responsabilidade, desenvolver a cooperação, a solidariedade, o comprometimento com o grupo, criando contratos e regras claras que precisam ser cumpridos com entendimento.
Assim, o Projeto Estrelinhas é uma estratégia que tem como objetivo a construção de um clima escolar de qualidade, no qual os alunos sejam respeitados e aprendam a respeitar, trazendo a recompensa do seu comportamento adequado, com a consciência de seu papel na escola e não por medo de castigos. Com isso, os professores e gestores serão vistos como autoridade moral e intelectual, capazes de negociações justas com os alunos.
O desenvolvimento segue de forma “recompensa”, o aluno se comporta bem e recebe a recompensa em forma de estrelinha, a qual ele irá juntar para obter o prêmio que quiser adquirir no “Bazar das Estrelinhas”.
As regras do bom comportamento são elaboradas pelos alunos com a orientação do professor. O professor passa a se preocupar com a motivação de seus alunos, tendo maior compromisso com seu projeto pedagógico e as questões afetivas, obtendo dessa forma uma relação verdadeira com seus educandos. O professor que na sala de aula dialoga com seu aluno, busca decisões conjuntas por meio da cooperação, para que haja um aprendizado através de contratos, que honra com sua palavra e promove relações de reciprocidade, sendo respeitoso com seus alunos, obtendo dessa forma um melhor aproveitamento escolar.

O professor terá uma quantidade de estrelinhas, que dará ao aluno que tiver um bom comportamento no ambiente escolar, uma estrelinha a cada dia. Pode-se estipular o bazar por bimestre, com materiais pedagógicos, no qual o aluno com suas estrelinhas irá comprar o que quer.
Assim, o aluno irá se sentir gratificado por seu bom comportamento, e isso, trará a reflexão de que, cumprir as regras de forma correta, só traz consequências boas, tanto para o aluno como para o ambiente escolar.
Estabeleça regras claras
2 - Faça com que seus alunos as compreendam
3 - Determine uma sanção para a quebra das mesmas
4 - Determine uma recompensa para seu cumprimento
5 - Peça apoio de seus colegas de equipe
6 - Estabeleça estratégias em conjunto com a equipe; os alunos precisam perceber a hegemonia das atitudes
7 - Respeite seus alunos
8 - Ouça-os
9 - Responda ao que lhe for perguntado com educação e paciência
10 - Elogie boas condutas
11 - Seja claro e objetivo em suas intervenções
12 - Deixe claro que o que é errado é o comportamento, não o aluno
13 - Seja coerente em suas expectativas
14 - Reconheça os sentimentos de seus alunos e respeite-os
15 - Não lhes diga o que fazer; permita que cheguem às suas próprias conclusões
16 - Não descarregue a sua metralhadora de mágoas em cima deles
17 - Encoraje sempre
18 - Acredite no potencial de cada um e no seu
19 - Trabalhe crenças negativas transformando-as em positivas
20 - Seja afetuoso(a)


Cabe à escola cultivar um ambiente de cooperação e respeito, pois é de esperar que casos de indisciplina surjam sempre. Mesmo com a equipe capacitada para agir de forma mais confiante em relação ao problema, sempre haverá novos professores e alunos, que precisarão de tempo para se adequar a essa maneira de encarar os conflitos.
Não podemos deixar de ter como foco em nosso trabalho o SER HUMANO. Precisamos valorizar as pessoas. Uma frase de Walt Disney ilustra bem essa ideia: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário TER PESSOAS para transformar seu sonho em realidade”. Estamos envolvidos com pessoas em nosso dia a dia: alunos, professores, pais, coordenadores, orientadores e diretores e, por isso, precisamos aprender a trabalhar em equipe para obter uma instituição forte, competente e coesa. A qualidade é obtida através do esforço de todos os seus integrantes, onde cada profissional é importante e cada aluno também. A escola é uma organização humana em que as pessoas somam esforços para um propósito educativo comum.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...