Uma das tarefas do Educador é selecionar conteúdos e adequar metodologias de ensino que permitam atividades variadas e estimulem a criatividade e o interesse dos alunos. Sendo convenientes criar ou simular situações em que os alunos sejam solicitados a relacionar o conhecimento teórico e sua aplicação a situações de prática comum. Tornar o aluno construtor de seu conhecimento, em vez de recebê-los prontos e incompreensíveis, permitindo que o aluno desenvolva habilidades tais como, observação, registro, comparação de dados, formular hipóteses e transferir conhecimentos para novas situações.
O professor deve utilizar as mais variadas ferramentas para o ensino, onde os alunos experimentam e avaliam ideias, hipóteses levantadas em classe sobre os fatos ou fenômenos naturais ou tecnológicos presentes no dia-a-dia e que constituem objetos de estudo e até realização de avaliações dentro e fora de sala.
Desenvolver a capacidade crítica e investigativa que ajudarão os alunos a compreender a realidade.
Texto apresentado a Disciplina Prática de Ciências no curso de Pedagogia 5º período da Faculdade Asmec. Lu Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.