MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

sábado, 10 de dezembro de 2011

Essa é pra rir..!!

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência;
É velho, está superado;
Não tem automóvel, é um pobre coitado;
Tem automóvel, chora de "barriga cheia";
Fala em voz alta, vive gritando;
Fala em tom normal, ninguém escuta;
Não falta ao colégio, é um "caxias";
Precisa faltar, é um "turista";
Conversa com os outros professores, está "malhando" os alunos;
Não conversa, é um desligado;
Dá muita matéria, não tem dó do aluno;
Dá pouca matéria, não prepara os alunos;
Brinca com a turma, é metido a engraçado;
Não com a turma, é um chato brinca;
Chama a atenção, é um grosso;
Não chama a atenção, não sabe se impor;
A prova é longa, não dá tempo;
A prova é curta, tira as chances do aluno;
Escreve muito não explica;
Explica muito, o caderno não tem nada;
Fala corretamente, ninguém entende;
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário;
Exige, é rude;
Elogia, é debochado;
O aluno é reprovado, é perseguido;
O aluno é aprovado, deu "mole".
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!


Infelizmente muitas das leis que regem a educação são feitas por teóricos, muito deles talvez nunca tenham entrado em uma sala de aula para ministrar uma aula, ou mesmo, conheçam a realidade de muitas escolas por esse Brasil.
A administração escolar possui muitos pontos comparados a a administração de uma empresa, pois ambos devem preceder de racionalização das atividades e a sistematização dos procedimentos, buscando sinterização de cada membro.
Sendo assim, dentro de um processo de gerencia de qualidade, teremos um resultado de ensino-aprendizagem de qualidade.


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ANALISE TEXTUAL: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E TEMAS TRANSVERSAIS

      Fala-se cada vez mais em cidadania, na preservação da natureza, em educação sexual nas escolas, o Brasil está mudando rapidamente, e isso diz respeito diretamente a educação, o mercado de trabalho, os costumes e as instituições de ensino e familiar, pois, ja não são os mesmos do tempo de estudante do educador. Para formar os cidadãos desses novos tempos, os conteudos e o ensino das disciplinas terão de se adpatar sobre esses novos rumos que discorrem os Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais.
     A educação terá de adaptar-se as mudanças econômicas e sociais pelas quais passa o Brasil. Os PCN trazem orientação e sugestões para o educador articular dentro da pratica na sala de aula. Os PCNs, como o proprio nome diz, propõem orientações gerais sobre o básico a ser ensinado e aprendido em cada etapa. Os educadores devem adaptar os parâmetros a realidade de suas escolas e alunos, a orientar o planejamento escolar, as ações de reorganização do curriculo e a sreuniões com os educadores e pais.
     Os PCNs tratam das áreas de Portugues, Matemática, Ciências Naturais, Historia, Geografia, Educação Física e Arte, e os Temas Transversais, que abrangem Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e |Orientação Sexual.
     A escola não existe só para preparar os jovens para o mercado de trabalho, ela também deve formar politicos honestos, cidadãos cumpridores de suas obrigações, bons homens e mulheres sem preconceitos. Os Temas Transversais falam de assuntos que ajudam a escola e o educador a cumprir o papel de formar alunos-cidadãos.
     Os temas transversais não são novas matérias, sendo assim, um curso específico sobre Ética ou Saúde não seria suficiente para obter sucesso. Os Temas Transversais atravessam as áreas do currículo. O educador deve estar atento ao melhor momento para mencionar esses assuntos, ocasiões que surgirem por acaso, como uma notícia de jornal ou até mesmo uma briga na hora do intervalo, que mobilizem os alunos ou situações criadas pela sensibilidade do educador.
    O educador precisa enxergar o aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento, afinal, da mesma forma que o docente não é detentor de todo o saber, o aluno, mesmo com dificuldades de aprendizagem, também não pode ser reduzido a alguém que simplesmente não sabe nada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...