MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Oficina Curricular: Confecção Livro de Poesias

Esta oficina tem como objetivo despertar o interesse dos alunos por textos poéticos, tanto em versos quanto em prosa. Expõe algumas das características que estruturam o texto poético, como as noções de rima, verso e estrofe, apresentações de poemas de autores destacados no cenário poético do Brasil, pesquisas e leituras de poemas, análises e interpretações, criação e escrita de poemas e recitação. O público alvo para esta oficina são alunos do 5º ano. Fundamentado no princípio de que a poesia associada a diversas formas de arte (música, dança, teatro, desenho e pintura) e a atividades lúdicas (brincadeiras e jogos) estimula o prazer de ler e escrever.

A confecção deste livro, tem em vista aqui não no sentido mais relevante, fazer com que os alunos tenham um contato diferenciado com a poesia, de modo a fugir daqueles exercícios de dissecação da estrutura do poema ou mesmo daqueles questionários que alguns livros didáticos fazem questão de colocar logo após os poemas. A ideia é que se trabalhe com o aluno de uma maneira mais livre, mais lúdica, por meio de atividades em que se tenha a possibilidade de fazer inúmeras leituras sem se preocupar com exercícios. Fazer com que os alunos se sintam motivados a ler cada vez mais, e por conta própria, textos poéticos; procurar estimulá-los por meio do prazer que a leitura de poemas pode proporcionar; buscar poemas na biblioteca, na internet, nos sebos, nas livrarias, etc.
Propiciar aos alunos uma aproximação com a linguagem poética fortalecendo o hábito de leitura e despertando o universo mágico dos poemas para o desenvolvimento do potencial criativo e contribuir para a oralidade, expressividade, vocabulário de maneira prazerosa.




DESENHANDO PASSO A PASSO



Desenhar, às vezes, parece algo tão complicado... Essas atividades com passo a passo mostram que desenhar pode ser prazeroso, fácil. Traço a traço o desenho vai surgindo, como mágica.


 

 




 

 







Trabalho dos alunos 5º ano

  
 

 

 


 


Trabalho dos alunos 4º B
https://youtu.be/8LTHfwYNAhQ


Trabalho dos alunos 3º ano
https://youtu.be/hU8kwulnYqg






 

 

 

 

 


 Desenhando passo a passo o fundo do Mar.




  




Após os alunos desenharem, pedi para escreverem uma pequena historia.


2º A

2º ANO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...