A confecção deste livro, tem em vista aqui não no
sentido mais relevante, fazer com que os alunos tenham um contato diferenciado
com a poesia, de modo a fugir daqueles exercícios de dissecação da estrutura do
poema ou mesmo daqueles questionários que alguns livros didáticos fazem questão
de colocar logo após os poemas. A ideia é que se trabalhe com o aluno de uma
maneira mais livre, mais lúdica, por meio de atividades em que se tenha a
possibilidade de fazer inúmeras leituras sem se preocupar com exercícios. Fazer
com que os alunos se sintam motivados a ler cada vez mais, e por conta própria,
textos poéticos; procurar estimulá-los por meio do prazer que a leitura de
poemas pode proporcionar; buscar poemas na biblioteca, na internet, nos sebos,
nas livrarias, etc.
Propiciar aos alunos uma aproximação com a linguagem poética
fortalecendo o hábito de leitura e despertando o universo mágico dos poemas
para o desenvolvimento do potencial criativo e contribuir para a oralidade,
expressividade, vocabulário de maneira prazerosa.