PROJETO ESTRELINHA
Sabemos que para obter
disciplina em qualquer ambiente em que vivemos não podemos deixar de falar de
respeito, pois, o tema respeito está centralizado na moralidade. Isso quer
dizer que cada pessoa tem, junto com sua vida intelectual, afetiva, religiosa
ou fantasiosa, uma vida moral.
Com isso, entendemos que
atualmente o papel do professor dentro da escola é muito mais abrangente, pois
ele precisa estar atento às capacidades cognitivas, físicas, afetivas, éticas e
para preparação do educando para o exercício de uma cidadania ativa e pensante.
Será que sabemos ouvir
nossos alunos? A conversação envolve o respeito em saber ouvir e entender
nossos alunos, revelando a eles nossa preocupação com suas opiniões e com suas
atitudes e o nosso interesse em poder dar a assistência necessária ao
aperfeiçoamento do seu processo de aprendizagem.
Como também, o compromisso
de nos educadores com a disciplina e a responsabilidade dos nossos alunos para
conseguirem atingir a responsabilidade, desenvolver a cooperação, a
solidariedade, o comprometimento com o grupo, criando contratos e regras claras
que precisam ser cumpridos com entendimento.
Assim, o Projeto Estrelinhas
é uma estratégia que tem como objetivo a construção de um clima escolar de
qualidade, no qual os alunos sejam respeitados e aprendam a respeitar, trazendo
a recompensa do seu comportamento adequado, com a consciência de seu papel na
escola e não por medo de castigos. Com isso, os professores e gestores serão
vistos como autoridade moral e intelectual, capazes de negociações justas com
os alunos.
O desenvolvimento segue de
forma “recompensa”, o aluno se comporta bem e recebe a recompensa em forma de
estrelinha, a qual ele irá juntar para obter o prêmio que quiser adquirir no
“Bazar das Estrelinhas”.
As regras do bom
comportamento são elaboradas pelos alunos com a orientação do professor. O
professor passa a se preocupar com a motivação de seus alunos, tendo maior
compromisso com seu projeto pedagógico e as questões afetivas, obtendo dessa
forma uma relação verdadeira com seus educandos. O professor que na sala de
aula dialoga com seu aluno, busca decisões conjuntas por meio da cooperação,
para que haja um aprendizado através de contratos, que honra com sua palavra e
promove relações de reciprocidade, sendo respeitoso com seus alunos, obtendo
dessa forma um melhor aproveitamento escolar.
O professor terá uma
quantidade de estrelinhas, que dará ao aluno que tiver um bom comportamento no
ambiente escolar, uma estrelinha a cada dia. Pode-se estipular o bazar por
bimestre, com materiais pedagógicos, no qual o aluno com suas estrelinhas irá
comprar o que quer.
Assim, o aluno irá se sentir
gratificado por seu bom comportamento, e isso, trará a reflexão de que, cumprir
as regras de forma correta, só traz consequências boas, tanto para o aluno como
para o ambiente escolar.
Estabeleça regras claras
2 - Faça com que seus alunos
as compreendam
3 - Determine uma sanção
para a quebra das mesmas
4 - Determine uma recompensa
para seu cumprimento
5 - Peça apoio de seus
colegas de equipe
6 - Estabeleça estratégias
em conjunto com a equipe; os alunos precisam perceber a hegemonia das atitudes
7 - Respeite seus alunos
8 - Ouça-os
9 - Responda ao que lhe for
perguntado com educação e paciência
10 - Elogie boas condutas
11 - Seja claro e objetivo
em suas intervenções
12 - Deixe claro que o que é
errado é o comportamento, não o aluno
13 - Seja coerente em suas
expectativas
14 - Reconheça os
sentimentos de seus alunos e respeite-os
15 - Não lhes diga o que
fazer; permita que cheguem às suas próprias conclusões
16 - Não descarregue a sua
metralhadora de mágoas em cima deles
17 - Encoraje sempre
18 - Acredite no potencial
de cada um e no seu
19 - Trabalhe crenças negativas
transformando-as em positivas
20 - Seja afetuoso(a)
Cabe à escola cultivar um
ambiente de cooperação e respeito, pois é de esperar que casos de indisciplina
surjam sempre. Mesmo com a equipe capacitada para agir de forma mais confiante
em relação ao problema, sempre haverá novos professores e alunos, que
precisarão de tempo para se adequar a essa maneira de encarar os conflitos.
Não podemos deixar de ter
como foco em nosso trabalho o SER HUMANO. Precisamos valorizar as pessoas. Uma
frase de Walt Disney ilustra bem essa ideia: “Você pode sonhar, criar, desenhar
e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário TER PESSOAS
para transformar seu sonho em realidade”. Estamos envolvidos com pessoas em
nosso dia a dia: alunos, professores, pais, coordenadores, orientadores e
diretores e, por isso, precisamos aprender a trabalhar em equipe para obter uma
instituição forte, competente e coesa. A qualidade é obtida através do esforço
de todos os seus integrantes, onde cada profissional é importante e cada aluno
também. A escola é uma organização humana em que as pessoas somam esforços para
um propósito educativo comum.