MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do Índio

Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. O Dia do Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes.
Dentre os objetivos temos o de conhecer um pouco da história dos índios; conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas; refletir sobre a relação: brancos x índios; estimular a comemoração do dia do índio.
Para atingirmos estes objetivos o educador pode proporcionar uma serie de atividades que estejam de acordo com a faixa etária de seus alunos e série que estão cursando como, por exemplo:
- Roda de conversa sobre o tema:  Ler um texto sobre o assunto em questão, onde poderá estimular opiniões e estimular a escrita ao propor pequenos textos.
Todo dia é dia de índio?
Sim, pois não adianta somente lembrar os índios apenas um dia. Eles fazem parte de nossa história e têm muito a nos ensinar. Mas, justamente por serem importantes, foi reservada uma data no calendário anual para comemorar o Dia do índio, que é 19 de Abril.
O porquê desta data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com o objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.
- Trabalhar com imagens podendo usar cartazes com fotografias dos índios: o educador pode estimular os alunos a pesquisarem em vários veículos de comunicação como internet, jornais, revistas e outros. 
Como vivem os índios?
Quando observamos uma aldeia indígena podemos perceber que o modo de vida dos índios é bem diferente do nosso, não é mesmo? Pois realmente é, mas com aspectos interessantes que valem a pena conhecer!
Os índios vivem de forma muito organizada e harmônica, cada tribo tem um cacique, que é o chefe e um pajé, que é espécie de médico para eles. Os pajés conhecem tudo sobre males do corpo e do espírito e também quais as plantas e ervas que podem ser utilizadas em cada caso.
A aldeia onde vivem é chamada de taba e nela existem dois tipos de casas: as simples, onde vivem apenas uma família e são chamadas de ocas e as casas coletivas, que são chamadas de malocas.
As casas construídas com uma mistura de barro e sua estrutura são sustentadas por pedaços de madeira, para fazer os telhados os índios utilizam palha trançada ou grandes folhas de árvores.
Esta forma de construção é barata e segura para algumas regiões sem muitas variações climáticas, por isso é utilizada em alguns locais do Brasil, principalmente climáticas, principalmente no Nordeste e na Amazônia. São as casas de pau-a-pique.
Onde vivem.
Onde estão os índios brasileiros?
Vivem em áreas espalhadas por todos os Estados, mas a maior parte das terras e da população indígenas é na Amazônia.
Como é a língua indígena?
Você acha que os índios falam outra língua? Não é bem assim!!! Os povos que habitavam o litoral do Brasil usavam principalmente a língua Tupi e muitas palavras da língua portuguesa tem origem no tupi-guarani. Quer conhecer algumas? Veja só: arara, capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti, jacaré, jibóia, jururu, mandioca, mingau, minhoca, paçoca, peteca, pindaíba, pipoca, preá, sarará, tamanduá, tapera, taquara, toca, traíra, xará... Muitas, e pode ter certeza que há muito mais!
Suas Armas.
Os índios sempre foram valentes! Eles utilizam vários tipos de armas confeccionadas pelos homens da tribo e que não tem apenas a finalidade de guerrear, mas também são utilizadas para a caça. As armas indígenas são bem diferentes das que conhecemos, pois não utilizam metais e sim materiais disponíveis na natureza, como madeira, ossos e principalmente pedras. Vamos conhecer algumas armas indígenas?
ARCO E FLECHA, é a principal arma dos índios, devido a sua cultura, as atividades de caça são constantes entre os homens que, desde a infância treinam com o arcos e adquirem grande habilidade em seu manejo, os arcos são de madeira e o alcance da flecha pode atingir 30 metros.
BORDUNA, esta é uma arma importante para a guerra e só é usada nessas ocasiões, sendo muito diferente do arco e flecha que tem utilização diária. A borduna é uma arma simples: um pau pesado em uma extremidade, que causa danos pelo impacto direto.
LANÇA, é uma arma menos utilizada e tem também a função específica na caça e pesca. Existem lanças de uso a pé ou a cavalo.
Utensílios domésticos.
Existem algumas coisas que utilizamos em nosso cotidiano que nem damos mais muita importância, não é mesmo? Um colar, um pente ou mesmo uma vasilha para colocar o arroz. Quem se lembra desses utensílios com freqüência e guarda como se fossem os únicos?
Pois os índios confeccionam todos esses objetos e dão muito valor a eles. Os índios acreditam que não são eles que produzem esses utensílios, mas uma força superior, que “comanda” as mãos deles durante a confecção, assim eles dão muito valor a tudo que fazem e principalmente o que é usado nos rituais.
Veja quantos utensílios diferentes os índios produzem:
CERÂMICAS, feitas pelas mulheres, que usam barro adequado, muitas vezes misturam argila, grânulos diversos ou cacos velhos bem triturados. São utilizados para buscar, guardar e servir água, para preparar e servir bebidas fermentadas de milho e mandioca. Para armazenar produtos e cozinhar os alimentos.
FERRAMENTAS como machados, feitos em pedras que servem para a derrubada do mato.
ADORNOS, feitos com dentes, penas e unhas de animais ou com rodelas de casca de caramujos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...