MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

AULA DE MUSICA


MUSICA: AQUARELA

É preciso trabalhar a música de formas diversificadas dentro e fora da sala de aula, pois estimula no aluno observações sobre si mesmo e de sua realidade. Cada indivíduo tem uma percepção diferente do outro a respeito de uma música, pois a melodia não traz somente padrões, mas principalmente heterogeneidade. O que cada um sentirá a respeito daquela música, o que irá imaginar ou projetará na sua mente, não há como saber ao certo. Porém, há um meio do educador ter uma noção do que o aluno pensa a respeito do mundo que os cerca, das suas realidades: através do desenho aliado a música.
O uso da música em sala de aula em conjunto com o desenho é uma ferramenta pedagógica importante para que o educador passe a conhecer melhor os alunos e crie dessa forma uma interação maior com os mesmos.

Conteúdo:
- Música e poesia,
- Canto e acompanhamento musical,
- Cores, formas e proporção.

Tempo de duração: 2 aulas

Objetivo:
Desenvolver o gosto pela linguagem poética e a interpretação da letra da música.

Atividade:
Representar a música “Aquarela” em desenho.

Material:
Sulfite A3, lápis para desenhar, lápis de colorir, giz de cera, desenhos para colorir. Vídeo da música representado por desenho e letra impressa.

Desenvolvimento:
- Apresentação do Vídeo com a música “AQUARELA”.


- Separar a letra da música em partes para cada grupo.
- Desenhar as cenas que a música sugere.
- Colorir os desenhos. (Atividade para os alunos do 1º ano).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Avaliação:
Observação da produção textual da música através do desenho. Avaliei a participação, a colaboração e a organização da turma durante o desenvolvimento da atividade proposta.



“Aquarela” - Toquinho
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo,
 E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...
 Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
 E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,
 Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...
 Vai voando contornando a imensa curva Norte e Sul,
 Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul,
 Pinto um barco a vela, branco navegando, é tanto céu e mar num beijo azul...

Entre as nuvens, vem surgindo um lindo avião rosa e grená,
 Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar...
 Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo,
 Se a gente quiser ele vai pousar...

Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida,
 Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida...
 De uma América a outra eu consigo passar num segundo,
 Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo...


Um menino caminha e caminhando chega no muro,
E ali logo em frente, a esperar pela gente o futuro está...

E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
 Não tem tempo, nem piedade nem tem hora de chegar...
 Sem pedir licença muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar...

Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá,
 O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar...
 Vamos todos numa linda passarela,
 De uma aquarela que um dia enfim descolorirá...





PINTURA COM AREIA COLORIDA


A pintura com areia é uma técnica interessante e que fascina as crianças, porque elas acham que só podem pintar com tinta e pincel. Mas, é um ótimo revelador de potencialidades da criança.  É claro, sempre com uma pequena supervisão e auxílio para erguer o papel.

Conteúdo:
Trabalha vários conteúdos artísticos e sensoriais.

Tempo de duração:
2 aulas

Material: 
Areia colorida de várias cores, cola branca, lápis, Papel Canson A4.

Desenvolvimento: 
O aluno escolhe o desenho que quer fazer. Passa uma camada grossa de cola, joga a areia e depois despeja o excesso de volta no pote. Pode continuar com outra cor em outra parte do desenho.


Avaliação: 


A coordenação motora, a preensão, a criatividade e a solução de problemas práticos.

Aprendendo a Desenhar


Desenhar, às vezes, parece algo tão complicado... Essas atividades com passo a passo mostram que desenhar pode ser prazeroso, fácil. Traço a traço o desenho vai surgindo, como mágica.

Objetivo: Esta atividade tem por objetivo auxiliá-los nos traçados que irão compor as figuras de animais, pessoas, plantas, insetos e objetos. 

Tempo de duração: 1 aula

Material: Folha sulfite A4, lápis, borracha, Coletânea Oficina de Artes “Arte com Papel” vol. 1.

Desenvolvimento: Utilizando o livro, irei mostrar na lousa o passo a passo de como desenhar alguns animais.

Avaliação: Perceber o quanto a atividade favorece o uso do desenho para explorar diferentes linhas e ampliar o repertório. Observar os avanços nos traçados, aperfeiçoando seus desenhos, o processo criativo e participação na atividade.











Desenho Livre

Segundo diagnósticos da psicopedagogia o desenho livre deve ser um recurso muito utilizado pelos educadores na fase da Ed. Infantil, pois será através dele que poderemos observar os sinais emitidos pela criança. O desenho está condicionado intimamente com o perfil do aluno, personalidade, sentimentos e também suas dificuldades e por isso deve ser usado nas escolas como instrumento no entendimento do universo infantil.

Segundo Aurélio (1993), desenho é "representação de formas sobre uma superfície, por meio de linhas, pontos e manchas. A arte e a técnica de representar, com lápis, pincel e etc., um tema real ou imaginário, expressando a forma. Traçado, projeto".



O significado de desenho em grego é traçar, arranhar, redigir, dentre outros. Com os afixos seu sentido passa a ser: corrigir, transcrever, traduzir, etc.

Conteúdo: 
Desenho livre, pintura, incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia.

Objetivo:
Explorar a criatividade usando cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.

Tempo de duração: 
2 aulas

Atividade: 
Atividade Artística.

Material:
Folha A4, régua, lápis de cor, giz de cera.

Desenvolvimento: 
Conversei com os alunos sobre como se expressar através do desenho. Entreguei uma folha de papel A4 e pedi para que fizessem a margem e depois um desenho de sua vontade, depois colori-lo. Observei as diferenças de imagens, em seguida perguntei o porquê desse desenho.



Avaliação: 
Avaliei a participação, a colaboração e a organização da turma durante o desenvolvimento da atividade proposta.



domingo, 21 de fevereiro de 2016

Musicalizando


“A musica é a arte de combinar os sons e o silencio.”


A Roda de Conversa se dará após a apresentação do filme “O Som do Coração” (Filho de pais músicos, o menino Evan Taylor cresce em um orfanato e não conhece sua origem. Apesar disso, ele ouve música em todos os lugares e acredita que ela seja uma mensagem de sua família. Decide então sair em busca de sua história.), apesar desse lado de fantasia, o mais interessante é, contudo, destacar os pontos da trama que mostram o garoto escutando diferentes ruídos da cidade, que podem se transformar em música. O objetivo é para que os alunos aprendam a escutar os variados sons que passam despercebidos ao seu redor. Formularei algumas perguntas sobre aspectos relevantes que precisam ser considerados neste tema: É preciso ser músico para criar músicas?  Algum de vocês já criou uma música?

Atividade: Os alunos realizaram uma composição visual do filme e uma resenha da historia do filme.

 

 

 

 


 

 Para iniciar os desafios deste modulo, irei apresentar vídeo em PowerPoint “Propaganda e Publicidade”, dar um panorama sobre o tema, na sequencia irei introduzir sobre o JINGLE.

Apresentação do jingle “Pipoca e Guaraná”, após iremos pesquisar outras canções que falem de produtos e fazer o registro, iremos desenvolver atividade na sala de informática. 

Esta atividade também iremos desenvolver na sala de informática, com o intuito de realizar pesquisa de produtos com jingle conhecido e depois fazer o registro e reproduzir para os colegas.

Os alunos irão trabalhar em grupo, onde escolherão um produto e criar um jingle, após apresentar para os colegas da sala.

Nesta atividade os alunos irão assistir vídeo Tiquequê – Tu Toca o quê?, após, apresentarei letra e música “Fome Come” de Luiz Tatic e Sandra Peres – Palavra Cantada, Canções Curiosas. Na sequencia os alunos irão reproduzir cantando e tirando sons de objetos. 






Os alunos irão assistir alguns vídeos de shows e grupos que utilizam o corpo para produzir sons.
Após, iremos realizar uma roda de conversa sobre o que assistiram e fazer o registro.


Nesta atividade os alunos irão fazer expressões corporais,  após, os alunos irão fazer o registro de suas observações, para isso estarei utilizando apostila De Jogo em Jogo se Aprende a Teatrar.

Para esta atividade irei utilizar fichário do Jogos Teatrais de Viola Spolin, indicado durante o curso de capacitação do SESI, ficha A15 e A16 – Espelho, os alunos irão se reunir em dupla para realizar uma performance de movimentos. 



Todas as atividades serão desenvolvidas com a observação e auxilio do professor no processo da aprendizagem proposta.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...