MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

POESIA INFANTIL

" CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DA CRIANÇA DENTRO DA ARTE."

     Uma verdadeira delícia poder entrar no mundo dos versos, das rimas, da expressão e da arte literária. A poesia foi escrita para ser lida, compreendida e meditada. Só assim se pode desfrutar verdadeiramente do sentido e do jogo das palavras e de sua linguagem. Através da poesia pode-se mergulhar no mundo da expressão de idéias e sentimentos.
     Falar de poesia é muito gratificante porque é uma arte que se vale de muitos artifícios como a profundidade, o ritmo e o som no uso da palavra. Para os autores modernos, a poesia se reflete diferentemente em cada leitor, que dará um sentido personalizado ao texto. Para os autores antigos, a poesia ia mais longe que a arte. Era vista como uma fonte espiritual do saber.
    Se ainda não teve a oportunidade de ler uma poesia, aproveite para fazê-lo com seus alunos. Comece lendo bem devagar e com atenção. Para as crianças a poesia é benéfica porque pode ser uma via para desperta-lhes amor, animo e deixá-los que joguem com as palavras.

"logo irei postar algumas poesias...."

Realizar atividades com o tema Poesia possibilita a criança o contato com os livros, despertando nelas o interesse pela leitura.  
“ O que dá grandeza a um poema não é o assunto que ele usa, mas a maneira com que ela trata o assunto”
                              Manual Barros

 A poesia pode de fato ser utilizada em sala de aula dentro de uma metodologia, pois permite o contato com diferentes autores e estilos, dando ao aluno a capacidade de olhar e ver o que é a essência poética e que permita uma compreensão da linguagem poética e dê condições ao despertar de uma visão da escrita poética.

O professor ao trabalhar com poesias abre a sua frente um leque de opções como:  descobrir o que os alunos já sabem sobre poesia, ampliar seu repertório através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação, exposição de idéias e composições.

 Pela leitura, pode-se assimilar as estruturas próprias da língua escrita. Para comunicarmos oralmente apoiamo-nos no contexto, temos a colaboração do ouvinte. Já a comunicação escrita tem suas especificidades, suas exigências. [...] Tratamos de forma diferente a sintaxe, o vocabulário e a própria organização do discurso. É pela convivência com textos escritos de diversos gêneros que vamos incorporando às nossas habilidades um efetivo conhecimento da escrita. (Garcez, 2001:6-7)

A poesia é uma opção de trabalho em sala de aula, propiciando a leitura e a escrita do gênero poético, sendo mediadores do conhecimento no processo ensino-aprendizagem





 METODOLOGIA:

- Fazer uma lista dos autores preferidos dos alunos;
- Apresentação de autores desconhecidos pelos alunos;
- Seleção de poesias de acordo com os autores indicados pelos alunos;

- Organizar roda de leitura para que os alunos expressem os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, alegria, espanto, tristeza e humor;
- Conversar com a turma sobre alguns aspectos importantes do poema: características ( rima, versos e estrofes);
- Conhecer poemas consagrados da literatura;
- Organização de murais com os autores escolhidos;- Produção de um poema coletivo e/ou individual;
- Pode-se organizar um Sarau, com a participação de pais e comunidade, para
 que os alunos declamem poesias.
 



 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...