MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Desenhando no Ar

Para iniciar esta aula e introduzir o assunto, organizei a turma para uma roda de conversa, antes apresentei um vídeo criado por Osvaldo Cavandoli. Com o tema "A Linha", questionei os alunos a diversidade grande de linhas que aparecem no vídeo: curvas, retas, onduladas, etc.

°A Linha


Formulei algumas perguntas sobre aspectos relevantes que são considerados sobre este tema, levando em consideração as hipóteses que surgiram, apliquei texto explicativo sobre linhas e formas em pinturas e esculturas e em nosso meio, como também através do movimento do corpo e da dança, formas figurativas e abstratas e a possibilidade do desenho com diversos materiais.


Linhas e Formas

Com as linhas criamos mapas, símbolos, a escrita, notas musicais. Mas nas artes é o elemento essencial do desenho, as linhas possuem expressão, dão sentido e sugerem movimento.
Desde os tempos pré históricos que o homem tem observado a linha e se serviu dela para transmitir as suas mensagens. As pinturas rupestres, as figuras gravadas nas rochas, os gravados em utensílios de cerâmica, comprovam a sua aplicação desde há muitos, muitos anos atrás.
Até mesmo você... usa nos seus trabalhos a linha, quando faz um desenho e até mesmo na escrita (sucessão de traços e linhas). Como também no nosso dia-a-dia, podemos observar as linhas na natureza, como:
- Nossos cabelos parecem linhas;
- Um avião a jato que cruza o céu, deixa um rastro de fumaça que parece uma linha;
- Na praia, ao olhar para o mar, podemos ver a linha do horizonte.
Em tudo o que nos rodeia podemos encontrar linhas de vários tipos, como:
( incentivar os alunos a observarem ao redor e responder ) 

Com o objetivo de mostrar aos alunos a importância de uma observação com atenção e método, apresentei algumas imagens de obras de Tomie Ohtake, para uma apreciação dos elementos que compõem a produção das obras.

Em grupos, os alunos realizaram pesquisa da biografia de Tomie Othake, após, com o resultado da pesquisa, realizaram a montagem de painéis que ficaram em exposição. Como também, com a leitura do texto biográfico, realizaram uma ilustração como forma de interpretação, utilizando caneta esferográfica.

Apresentação de material artístico concreto: 1 tela abstrata, 1 tela figurativa (pintura a óleo) e 1 escultura de argila.

>> Pintura e Escultura

PINTURA - Refere-se genericamente a técnica de aplicar pigmento em forma pastosa, líquida ou em pó a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas. É a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela ou uma parede.
Atualmente, com a variedade de experiências entre diversos meios e o uso da tecnologia digital, a ideia de que pintura não precisa se limitar a aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a "representação visual através das cores".

ESCULTURA - É uma arte que representa ou ilustra imagens plasticas em revelo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais.
Vários materiais se prestam a esta arte, como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. Embora possam ser utilizadas para representar coisas, ou até coisa nenhuma, tradicionalmente o objetivo maior foi sempre representar o corpo humano.

>> Formas Figurativas e Abstratas

FIGURATIVA - Quando o artista pretende pintar num quadro uma realidade que é familiar, natural e sensível ou interna, a pintura é essencialmente a representação de um tema: é uma pintura figurativa. O tema pode ser uma paisagem (natural ou imaginada), uma natureza morta, uma cena mitológica ou cotidiana, mas independente disso a pintura se manifesta como o conjunto de cores e luzes.

ABSTRATA - A pintura abstrata não procura relatar objetos ou paisagens, pois está inserida em uma realidade própria, é geralmente entendido como uma forma de arte.

Após a reflexão sobre as esculturas de Tomie Othake e o estudo das linhas, os alunos realizaram esculturas linear figurativa e abstrata, utilizaram arame. Depois descreveram o processo de realização da atividade.

CONHECENDO MUSEUS

O programa Conhecendo Museus, concebido e desenvolvido pela Fundação José de Paiva Netto e pelo Instituto de Museus (IBRAM) - vinculado ao Ministério da Cultura - produziu os videos e os encartes.
A apresentação deste vídeo teve o intuito de contribuir para o desenvolvimento de novas práticas educacionais, no que se refere ao ensino e aprendizagem da arte. Este vídeo proporciona uma visita ao Museu de Arte de São Paulo - MASP que tem como destaque não apenas seus acervos, mas também seus prédios. Com o objetivo de criar condições para que os alunos reflitam sobre os espaços e acervos, ampliando sua experiência estética, tornando mais significativo o aprendizado sobre apreciar imagens e compreender os espaços de exposição.

Apresentação de vídeos de Saul Steinberg e The Line, observação da linha na composição visual das obras de arte planas de Saul Steinberg, com isso, o aluno irá criar seu próprio desenho sem tirar o lápis do papel (linha continua). Com Feedback para relembrar dos diversos tipos de linhas. Após a atividade, fazer uma reflexão com os alunos sobre as dificuldades encontradas. Aplicar a proposta com outro material, barbante, lã ou similar.

Conforme explanado em aula anterior, a linha esta presente no movimento corporal e na dança, os alunos irão desenvolver uma atividade em dupla, com o seguinte exercício:
- Com uma música que o professor irá colocar, um aluno irá dançar ou fazer movimentos ao som da musica e o outro irá desenhar os movimentos feitos por ele o mais rápido possível, utilizando linhas. Depois irão trocar de posição.

Aula explanada em PowerPoint sobre "Linhas e Formas", a seguir os alunos irão fazer uma pesquisa dos diferentes e variados tipos de linhas em variados elementos. Na sequencia, desenvolverão a atividade: pesquisar uma forma de linha dentro do ambiente, reproduzir formando uma composição.

Nesta aula foi usado blocos lógicos, distribuído aos alunos em grupos, para eles manusearem livremente com as formas. Apresentar uma forma de cada vez acompanhando com o dedo o contorno de cada peça. Orientar para que desenhassem esse contorno com o dedo no ar. Ex: Este é o contorno de um quadrado, vamos desenhar esse contorno com o dedo no ar?
Apresentação de pinturas e técnicas de Tomie Ohtake com a apresentação das formas geométricas e das cores nas produções, com isso, os alunos irão desenvolver uma pintura com textura e criatividade.

Todas as atividades serão desenvolvidas com a observação e auxilio do professor no processo da aprendizagem proposta.







Trabalhando com o tema "Carnaval".


Confeccionar máscaras de carnaval é comitente com a primeira semana de aula, mais conhecida como "Semana de adaptação". Neste período os alunos necessitam de um olhar especial, que ofereça a oportunidade de conhecerem e criarem dentro da ludicidade uma ponte para o aprendizado. Assim, a socialização dos alunos se desenvolvera harmoniosamente considerando o Carnaval como festa tipica de diversas culturas.

Veja algumas sugestões de mascaras.


 



 

 

 
 

 

 


 


Veja Fotos:

TURMAS DO COLÉGIO LAPLACE





Educar !!!

Educar!

Tarefa das mais difíceis nos tempos de hoje!

Como se preparar na vida e para a vida?


Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas, vão desenvolvendo os seus pensamentos e sentimentos, que se refletem nas suas atitudes.

Acredita-se numa sociedade mais humana e justa,  sem preconceitos,  em que as pessoas atuem com verdadeiro compromisso com o bem comum.

E que esse desejo, seja inserido nas nossas instituições de ensino, pois, a escola esta se tornando vazia e ineficiente ao omitir em resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Assim, torna-se essencial a reflexão sobre o mundo atual. 

Nos Educadores, além do ensinar no processo do ensino aprendizagem, precisamos fortificar e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional no seu total,  valores que possam possibilitar a formação integral de nossos Educandos.


O Educador, entendendo que o agente principal da instituição escolar é o Aluno, precisa se compromissar com a filosofia da escola, propiciando o desenvolvimento de virtudes indispensáveis  para a formação do individuo. Pois, diante da transformação da sociedade e consequentemente dos Educando no ambiente escolar, torna-se preciso intensificar o trabalho de "valores". Consciente do papel social da Instituição de Ensino, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem estar dos educandos e ao seu fortalecimento  como cidadão.

"Em uma sociedade em que há tantos demolidores, Educar é, 
   sobretudo restaurar a alma das pessoas."                                   
Marcio Huhne


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...