MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Justiça aos olhos de quem vê.

Não há nada mais relevante para a vida social que a formação do sentimento da justiça. Após 2 anos enfim, acabou, agradeço a todos que torceram por mim e compreenderam as razões que me levaram a tomar esta atitude, e também, a aqueles que disseram que eu não estava certa, ou torceram contra, pois foram esses que me fizeram  ter mais certeza de estar tomando a atitude certa. Quando um cidadão procura a Justiça com o objetivo de solucionar um conflito, seja qual for, ele está exercendo seu direito de ser ouvido e expor sua versão dos fatos. Todos têm o direito a cidadania (do latim, Civita, "cidade"), é o conjunto de direitos, e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente atrelado à noção de direitos, no entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.

Devemos lutar para que os nossos direitos sejam    respeitados, e ao mesmo tempo, ter a consciência de nossos deveres e cumpri-los. Constituição Federal de 1988.

Os direitos e deveres não podem andar separados. Afinal, só quando cumprimos com nossas obrigações permitimos que os outros exercitem seus direitos.

Como Cidadão você tem direito de:
- Ir e vir em todo território nacional em tempo Paz;
- Direito de igualdade perante a Lei;
- Direito de não ser torturado e de não receber tratamento desumano ou degradante;
- Direito a sua intimidade, sua vida particular, sua honra, sua imagem, à inviolabilidade de seu domicílio, de sua correspondência, de suas comunicações, de dados e telefônicas;
- Direito de liberdade de expressão de atividade artística, intelectual, científica, literária, e de comunicação;
- De viver, ser livre, ser respeitado, ter sua orientação sexual;
- Direito de reunião e às liberdades políticas e religiosas;
- Direito à Informação, Direito de propriedade;

Como Cidadão você tem o dever de:
- Votar para escolher nossos governantes e nossos representantes nos poderes executivos e legislativo;
- Cumprir as leis;
- Respeitar os direitos sociais de outras pessoas;
- Prover o seu sustento com o seu trabalho; alimentar parentes próximos que sejam incapazes;
- Educar e proteger nossos semelhantes, Proteger a natureza;
- Proteger o patrimônio comunitário; Proteger o patrimônio público e social do país; Colaborar com as autoridades .

Todo e qualquer individuo é igual na questão de direitos e deveres que nós temos. Esses direitos e deveres são sagrados e não podem ser tirados de nós, se forem desrespeitados, continuamos a ser cidadãos e podemos e devemos lutar para que eles sejam reconhecidos.
Lu Rosa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...