MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

“OLHAR O PASSADO PARA CONSTRUIR O FUTURO”

- Tema.

O tema é a importância de conhecermos a historia do individuo, assim teremos conteúdo para a construção de um conhecimento educativo a sua realidade.


- Problema que motivou a escrita do tema.

A sociedade não se preocupa em conhecer sua história, em verificar suas origens, para poder entender o presente, e enxergar o futuro. Com o progresso, a sociedade está olhando só para frente.


- Tese: posição do autor em relação ao tema.

O individuo que não conhece seu passado, torna-se ignorante consigo mesmo, não consegue se estabelecer na realidade em que vive, pois se torna um cidadão não crítico, sendo assim, não irá enxergar a construção de um projeto de vida bem estruturado. Conhecendo sua história, o individuo se torna um cidadão com raízes profundas.

Análise Interpretativa

- Sustentação da crítica

A escola tem que valorizar a historia de um individuo, propiciando uma conquista de espaço na sociedade, criando a necessidade de buscar outras fontes de informação, potencializando o contato didático com a sua historia. É fundamental preservar a historia de um individuo, para que ele entenda a importância, e compreenda que a sua historia faz parte da memória de uma sociedade.
Trabalho como este, leva o individuo a refletir sobre o fato de fazer parte da historia de sua família, da escola e da comunidade em que vive e, aos poucos, perceber sua inserção no país e no mundo.

Problematização

  1. O que possibilitaria o individuo ao conhecimento da sua historia dentro da educação?
Quando o individuo conhece a sua historia, cria possibilidades na construção da sua identidade, trazendo a comunidade para dentro da escola e mostrando caminhos possíveis para provocar uma transformação de desejos e perspectivas para o futuro.

  1. O que o conhecimento da historia de um individuo, pode ajudar na área da educação?
Este conhecimento irá proporcionar uma nova visão sobre a historia da humanidade.

Lu Rosa

(Trabalho apresentado na Disciplina de Escola, Familia e Sociedade do Curso de Pedagogia na Fac. Asmec em Ouro Fino em 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...