MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Comentário sobre o PNE - Plano Nacional de Educação, decênio 2011 - 2020.

       Infelizmente na Educação Básica não houve muitas realizações, praticamente nenhuma melhoria. As escolas técnicas federais, que são ótimo exemplo, representam percentual ante a totalidade do ensino básico, especialmente da escola pública freqüentada pela maioria pobre do país.
      Não é menos verdadeiro que ficou se devendo ao não investir adequadamente em educação pública de qualidade e especialmente na valorização profissional dos professores, sempre com a desculpa de falta de recursos.
    A Presidente Dilma promete agora "priorizar" a valorização dos professores, vejamos como está "valorização" aparece no PNE - Plano Nacional de Educação 2011 - 2020.
        Meta 17 ... - Reparem, "aproximar o rendimento médio do profissional do magistério" com os profissionais de formação equivalente? Sabemos que este negócio de "rendimento médio", que junta salário de diretores e secretários da educação e professores de uma dada região do país e acaba chegando a valores distanciados da realidade.
      Garantir um salário decente para os educadores seria disser com todas as letras: - pagar um salário decente, equivalente a um décimo do salário de um parlamentar, pois aproximar salário médio de profissionais com formação equivalente pode se tornar uma conversa oca.   
      Outra proposta de se criar um "Fórum Permanente" entre representantes da União dos Estados e Municípios, talvez se torne o fórum da lamentação, das promessas.
      O outro item, o de acompanhar a evolução salarial através dos dados do IBGE, será que não conhecem a realidade salarial dos educadores. Sendo que o salário mínimo gira em torno dos R$ 500,00 e dos educadores esta em torno deste mísero mínimo, enquanto se tem notícia de que os parlamentares federais aumentaram em cerca de 60% os seus próprios salários.
      E por último, a proposta de planos de carreira que deveriam ser vistos pelos Estados e Municípios, que se estabeleça a jornada do professor em uma unica escola.
      Estabelecer normas, com jornada de trabalho, tempo extra classe, piso salarial e política comum de evolução na carreira, é uma distância grande entre querer e fazer.
       Aos educadores compete cobrarem a valorização dos profissionais da educação, de investir na educação pública de qualidade para todos e de pagar bons salários aos Educadores. E ao Governo compete na verdade do PNE, cumprir o que esta ali escrito.

Lu Rosa

(Trabalho apresentado na aula de Pesquisa Educacional e Estatística Aplicada do Curso de Pedagogia da Faculdade Asmec - Ouro Fino em 22 de fevereiro de 2011.

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