MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Analise do Conceito de Disciplina em Foucault

O conceito de disciplina em Foucault é viável nesse nosso tempo, pois é parte de um processo historio vivido por nós. A questão disciplinar na sociedade vem desde os tempos remotos e “a partir dos séculos XVII e XVIII”, segundo Foucault, ela se tornou fórmula geral de dominação.
            A escravidão também significava dominação, no entanto agora, não apenas com a referência da relação de posse, mas com relação a capacidade de poder sobre o outro. A disciplina é a base da sustentação de uma sociedade. Das instituições públicas até as particulares, o exercício do controle ocorre de várias formas; por meio das classificações, das hierarquias, das apreciações ou não, das qualidades ou não, dos méritos ou das punições.
            As filas, as câmeras de segurança, a classificação das idades, a obrigatoriedade do voto e muito mais, evidencia a relação do poder diário em nossas vidas, muitas vezes nem notadas por muitos. Por isso, o poder ou as medidas disciplinares é um fato, e por ser fato, não existe apenas de um lado. Como diz o autor, ele é “indiscreto” e ao mesmo tempo “discreto”, pois está em toda a parte; mesmo quando exerce o controle físico, seu intuito é sempre moral. Mas, se não existe de um lado só, quer dizer que, há sempre o direto a revolta, ao contraponto, ao efeito e as reações.
. A possibilidade de se identificar um conceito de poder cujo conteúdo, ao afastá-lo da idéia de repressão e de lei, o torna produtivo, positivo e especialmente emancipatório.

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