“Descrever uma obra de arte é pintar com as palavras.”
Roda de Conversa:
A Roda de Conversa se dará após a apresentação em
PowerPoint de “O que é Arte?” (Produzido por Lu Rosa). Formularei algumas
perguntas sobre aspectos relevantes que precisam ser considerados neste tema:
Todos os artistas fazem trabalhos da mesma maneira? Você sabe quais os modos de
fazer uma obra de arte? Levando em consideração as hipóteses que surgirem, introduzir texto explicativo sobre As Expressões Artísticas e suas
Manifestações.
Podemos
nos expressar de diversas maneiras: falando, rindo, cantando…Também nos
expressamos através da arte e de diversas formas.
Formas
de expressão: 1.Musical
2.Corporal 3.Visual
1.
Expressão Musical: É quando nos expressamos através da música. E podemos fazer
isso de duas formas: Pela voz: Cantando. Por um instrumento: Tocando
2.
Expressão Corporal: É quando nos expressamos através do nosso corpo. E também
podemos fazer isso de duas formas: Teatro: Peças e encenações. Dança:
Espetáculos, balés, etc.
3.
Expressão Visual: É quando nos expressamos através de imagens, que podem ser:
◾Desenho:
O desenho é basicamente uma imagem feita com linhas e também pode ser utilizado
como esboço para outra técnica. Também é possível fazer desenhos produzindo
tonalidades a fim de fazermos sombras. Podemos desenhar com vários
instrumentos: Lápis de desenho, lápis de cor, giz de cera, canetinhas e até
mesmo um graveto sobre a areia.
◾Pintura:
A pintura é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma
parede (pintura mural ou de afrescos), cujo elemento fundamental é a cor. Há
vários tipos de tinta, que podemos, inclusive, fazer em casa. As mais comuns
são: tinta guache, tinta acrílica, tinta aquarela, tinta a óleo.
◾Colagem:
A colagem é uma técnica que permite produzir uma obra de arte utilizando vários
materiais. Normalmente a colagem é feita com papéis coloridos, mas é possível
fazer colagens utilizando recortes de revista, embalagens, pequenos objetos,
plástico, madeira, etc.
◾Fotografia:
Fotografia é uma técnica de gravação por meios mecânicos e químicos ou
digitais, de uma imagem em um suporte sensível à luz (papel fotossensível). A
câmera ou câmara escura é o aparelho que forma a imagem, embora hoje em dia
aparelhos celulares também possam ser usados para registrar uma imagem.
a) Xilogravura: a
matriz é em madeira;
b) Gravura em metal:
é feita normalmente em uma placa de cobre;
c)
Serigrafia: feita em tela de nylon;
d)
Litogravura: a matriz é feita em pedra;
e)
Monotipia: é o único tipo de gravura em que é feita apenas uma cópia.
A imagem é pintada sobre a matriz.
Há
ainda o Cinema, que se encaixa em um conceito a parte, que podemos chamar de
audiovisual.
Obras FIGURATIVAS
são aquelas que podemos perceber figuras mesmo que deformadas.
As obras ABSTRATAS podem conter linhas, formas orgânicas
ou geométricas, mas não podem identificar um objeto, pessoa, animal ou
elementos da natureza.
Apresentação do vídeo “Edilson de Souza – Obra Revelada”, com o objetivo de
mostrar aos alunos as noções de estética e de leitura de obras de arte, farei a
investigação do que é arte para eles e o observar em uma obra: beleza,
materiais usados, quem é o artista, contexto de produção e outros. A partir da
observação de duas pinturas o aluno irá descrever as obras quanto às formas que
observou.
Os alunos irão realizar uma composição figurativa bidimensional, após,
produzir um visor e observar a composição figurativa para encontrar uma figura
abstrata e reproduzi-la.
Após a leitura e observação de obras do Wassily Kandinsky, traduzir com elementos gráficos os aspectos que mais interessam na música que irão ouvir, a seguir, descrever o processo de realização da atividade com os colegas.
Os alunos irão expressar sentimentos, como: tristeza, alegria, amizade, medo, mistério, paz, calma, ternura, amor, através da pintura. Para realização desta atividade os alunos irão assistir o vídeo “A cor dos sentimentos”, a cor e a palavra, a cor e os sons, a cor e o sentimento, uma relação entre suas concepções e as curiosidades que despertam.
Nesta aula os alunos irão confeccionar mascaras, uma forma rapida e com menos custo, usei a técnica da bexiga. Com a bexiga cheia, foram colando tiras de jornal, em várias camadas. Deixa secar bem, depois retiramos a bexiga e cortamos ao meio, deu duas mascara para cada aluno.
Com as mascaras prontas, eles desenvolveram uma atividade de expressão facial em grupo, com o seguinte exercício:
Um grupo começa a atividade fazendo expressões faciais de sentimentos sem a máscara, o outro observa. Depois as expressões serão feitas com o uso da máscara, após, será invertido o grupo, outro apresenta e o outro observa. Após as apresentações, irão conversar sobre as dificuldades de expressar sentimentos usando máscaras.
Iniciarei a aula com apresentação do vídeo “Teoria das Cores”, estudos da genialidade de grandes pensadores sobre a relação das cores e os sentimentos. Após, irão realizar a atividade de brincar com as cores da seguinte forma: papel crepon rasgado e molhado sobreposto ao papel canson, o que irá finalizar em uma composição com linhas
Primeiro os alunos irão observar duas obras do Mimmo Rotella, após responder se as obras são abstratas e justificar a resposta, os alunos irão desenvolver uma atividade de descolagem e registro das conclusões.
Os alunos irão apreciar obras de Joan Miro, após, os alunos em grupo desenvolverão atividade de reprodução da obra em papel Kraft ou similar.
>>> Todas as atividades serão desenvolvidas com a observação e auxilio do professor no processo da aprendizagem proposta.
Após a leitura e observação de obras do Wassily Kandinsky, traduzir com elementos gráficos os aspectos que mais interessam na música que irão ouvir, a seguir, descrever o processo de realização da atividade com os colegas.
Os alunos irão expressar sentimentos, como: tristeza, alegria, amizade, medo, mistério, paz, calma, ternura, amor, através da pintura. Para realização desta atividade os alunos irão assistir o vídeo “A cor dos sentimentos”, a cor e a palavra, a cor e os sons, a cor e o sentimento, uma relação entre suas concepções e as curiosidades que despertam.
Nesta aula os alunos irão confeccionar mascaras, uma forma rapida e com menos custo, usei a técnica da bexiga. Com a bexiga cheia, foram colando tiras de jornal, em várias camadas. Deixa secar bem, depois retiramos a bexiga e cortamos ao meio, deu duas mascara para cada aluno.
Com as mascaras prontas, eles desenvolveram uma atividade de expressão facial em grupo, com o seguinte exercício:
Um grupo começa a atividade fazendo expressões faciais de sentimentos sem a máscara, o outro observa. Depois as expressões serão feitas com o uso da máscara, após, será invertido o grupo, outro apresenta e o outro observa. Após as apresentações, irão conversar sobre as dificuldades de expressar sentimentos usando máscaras.
Iniciarei a aula com apresentação do vídeo “Teoria das Cores”, estudos da genialidade de grandes pensadores sobre a relação das cores e os sentimentos. Após, irão realizar a atividade de brincar com as cores da seguinte forma: papel crepon rasgado e molhado sobreposto ao papel canson, o que irá finalizar em uma composição com linhas
Primeiro os alunos irão observar duas obras do Mimmo Rotella, após responder se as obras são abstratas e justificar a resposta, os alunos irão desenvolver uma atividade de descolagem e registro das conclusões.
Os alunos irão apreciar obras de Joan Miro, após, os alunos em grupo desenvolverão atividade de reprodução da obra em papel Kraft ou similar.
>>> Todas as atividades serão desenvolvidas com a observação e auxilio do professor no processo da aprendizagem proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.