MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

domingo, 21 de fevereiro de 2016

O Figurativo e o Abstrato


“Descrever uma obra de arte é pintar com as palavras.”


Roda de Conversa:

A Roda de Conversa se dará após a apresentação em PowerPoint de “O que é Arte?” (Produzido por Lu Rosa). Formularei algumas perguntas sobre aspectos relevantes que precisam ser considerados neste tema: Todos os artistas fazem trabalhos da mesma maneira? Você sabe quais os modos de fazer uma obra de arte? Levando em consideração as hipóteses que surgirem, introduzir texto explicativo sobre As Expressões Artísticas e suas Manifestações.


 As Expressões Artísticas e suas Manifestações

Podemos nos expressar de diversas maneiras: falando, rindo, cantando…Também nos expressamos através da arte e de diversas formas.
Formas de expressão: 1.›Musical       2.›Corporal       3.›Visual
1. Expressão Musical: É quando nos expressamos através da música. E podemos fazer isso de duas formas: Pela voz: Cantando. Por um instrumento: Tocando
2. Expressão Corporal: É quando nos expressamos através do nosso corpo. E também podemos fazer isso de duas formas: Teatro: Peças e encenações. Dança: Espetáculos, balés, etc.
3. Expressão Visual: É quando nos expressamos através de imagens, que podem ser:

Desenho: O desenho é basicamente uma imagem feita com linhas e também pode ser utilizado como esboço para outra técnica. Também é possível fazer desenhos produzindo tonalidades a fim de fazermos sombras. Podemos desenhar com vários instrumentos: Lápis de desenho, lápis de cor, giz de cera, canetinhas e até mesmo um graveto sobre a areia.

Pintura: A pintura é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos), cujo elemento fundamental é a cor. Há vários tipos de tinta, que podemos, inclusive, fazer em casa. As mais comuns são: tinta guache, tinta acrílica, tinta aquarela, tinta a óleo.

Colagem: A colagem é uma técnica que permite produzir uma obra de arte utilizando vários materiais. Normalmente a colagem é feita com papéis coloridos, mas é possível fazer colagens utilizando recortes de revista, embalagens, pequenos objetos, plástico, madeira, etc.

Fotografia: Fotografia é uma técnica de gravação por meios mecânicos e químicos ou digitais, de uma imagem em um suporte sensível à luz (papel fotossensível). A câmera ou câmara escura é o aparelho que forma a imagem, embora hoje em dia aparelhos celulares também possam ser usados para registrar uma imagem.

 Gravura: Gravura é toda imagem criada a partir de uma matriz. O material desta matriz pode variar e é ele que vai definir o tipo de gravura. A gravura pressupõe uma tiragem, ou seja, um número de cópias a ser definido pelo artista. Diferentemente das outras técnicas, a gravura não é única. Uma gravura é produzida a partir de uma matriz que pode ser feita de metal (calcografia), pedra (litografia), madeira (xilogravura) ou seda (serigrafia).

a) Xilogravura: a matriz é em madeira;                                                  
b) Gravura em metal: é feita normalmente em uma placa de cobre;
c) Serigrafia: feita em tela de nylon;
d) Litogravura: a matriz é feita em pedra;
e) Monotipia: é o único tipo de gravura em que é feita apenas uma cópia. A imagem é pintada sobre a matriz. 
Há ainda o Cinema, que se encaixa em um conceito a parte, que podemos chamar de audiovisual.

Obras FIGURATIVAS são aquelas que podemos perceber figuras mesmo que deformadas.

As obras ABSTRATAS podem conter linhas, formas orgânicas ou geométricas, mas não podem identificar um objeto, pessoa, animal ou elementos da natureza.

Apresentação do vídeo “Edilson de Souza – Obra Revelada”, com o objetivo de mostrar aos alunos as noções de estética e de leitura de obras de arte, farei a investigação do que é arte para eles e o observar em uma obra: beleza, materiais usados, quem é o artista, contexto de produção e outros. A partir da observação de duas pinturas o aluno irá descrever as obras quanto às formas que observou.

 

Os alunos irão realizar uma composição figurativa bidimensional, após, produzir um visor e observar a composição figurativa para encontrar uma figura abstrata e reproduzi-la. 














Após a leitura e observação de obras do Wassily Kandinsky, traduzir com elementos gráficos os aspectos que mais interessam na música que irão ouvir, a seguir, descrever o processo de realização da atividade com os colegas.

Os alunos irão expressar sentimentos, como: tristeza, alegria, amizade, medo, mistério, paz, calma, ternura, amor, através da pintura. Para realização desta atividade os alunos irão assistir o vídeo “A cor dos sentimentos”, a cor e a palavra, a cor e os sons, a cor e o sentimento, uma relação entre suas concepções e as curiosidades que despertam.



Nesta aula os alunos irão confeccionar mascaras, uma forma rapida e com menos custo, usei a técnica da bexiga. Com a bexiga cheia, foram colando tiras de jornal, em várias camadas. Deixa secar bem, depois retiramos a bexiga e cortamos ao meio, deu duas mascara para cada aluno.

Com as mascaras prontas, eles desenvolveram uma atividade de expressão facial em grupo, com o seguinte exercício:
Um grupo começa a atividade fazendo expressões faciais de sentimentos sem a máscara, o outro observa. Depois as expressões serão feitas com o uso da máscara, após, será invertido o grupo, outro apresenta e o outro observa. Após as apresentações, irão conversar sobre as dificuldades de expressar sentimentos usando máscaras.

Iniciarei a aula com apresentação do vídeo “Teoria das Cores”, estudos da genialidade de grandes pensadores sobre a relação das cores e os sentimentos. Após, irão realizar a atividade de brincar com as cores da seguinte forma: papel crepon rasgado e molhado sobreposto ao papel canson, o que irá finalizar em uma composição com linhas


Primeiro os alunos irão observar duas obras do Mimmo Rotella, após responder se as obras são abstratas e justificar a resposta, os alunos irão desenvolver uma atividade de descolagem e registro das conclusões.
           

Os alunos irão apreciar obras de Joan Miro, após, os alunos em grupo desenvolverão atividade de reprodução da obra em papel Kraft ou similar.

>>> Todas as atividades serão desenvolvidas com a observação e auxilio do professor no processo da aprendizagem proposta.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...