MENSAGEM

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é, o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."

Rubem Alves
Este Blog tem o intuito de refletir sobre a importância do desenvolvimento e visão dos educadores sobre à realidade e cultura dos educandos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente a sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

Para Refletir!!!

Transforme seu sonho em um objetivo, é isto que nos dá força para agirmos e persistirmos aos nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformam esse sonho em objetivo de vida, coragem e a iniciativa para agir. Pense nisso!!!!

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Letras que viram Arte

“A poesia é a arte de materializar sombras
e de dar existência ao nada.”


     Edmund Burke  


 A Roda de Conversa se dará após a apresentação em vídeo em PowerPoint, “Arte e Poesia" (Produzido por Lu Rosa). O objetivo é para que os alunos percebessem que a poesia é um gênero literário que pode ser encontrado num livro, numa simples folha de papel, numa canção, nos rostos e expressões humanas, na vida. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras, gestos e ações. Formularei algumas perguntas sobre aspectos relevantes que precisam ser considerados neste tema: É possível usar palavras nas obras de arte? A poesia é uma arte?
A seguir irei realizar um exercicio de observação, os alunos irão se dividir em grupos, cada grupo irá receber um pequeno poema, o qual deverão assimilar a uma imagem.


Observar imagem e registrar as palavras que encontrou, após irão criar uma composição utilizando palavras.



Apresentação de diversas poesias visuais, realizar a leitura e prévia discussão entre os alunos, após realizar exercício com a própria digital.

Leitura da biografia do artista Alex Flemming e apresentação de algumas obras, vídeo Historia de Alexander Fleming, após a leitura realizar exercício de observação da obra Pintura sobre superfícies não tradicionais e fazer registro.



A poesia é uma forma diferente de escrever sobre os sentimentos e emoções. É diferente porque para fazer uma poesia, não basta só escrever o que pensa, o importante é combinar as palavras. Quem escreve poesias é o poeta e não basta apenas ter criatividade, tem que estar atento à riqueza da linguagem e os aspectos gramaticais. Por isso, alguns dizem que o poeta é o mestre em lapidar as palavras.

As palavras podem formar figuras.

Atividades: Produzir uma poesia ou texto inpirado na obra de Alex Flemming.


Nesta atividade os alunos irão criar uma composição de Poesia Visual utilizando como base lembranças que fazem recordar, através de um objeto ou uma mala, e incluir um texto.

Os alunos irão confeccionar uma mala de viagem e após realizar uma roda de conversa sobre o trabalho. 


Apresentação do vídeo Alex Flemming: serigrafias na Estação Sumaré do metrô, após os alunos irão realizar pesquisa sobre alguns museus e confeccionar painel.



Os alunos irão realizar uma composição com foto de acordo com que viram nas obras expostas na Estação Sumaré do Metrô de São Paulo, trabalhando textos e poesias de escritores brasileiros, fazer registro e exposição do trabalho.


Os alunos irão escolher uma palavra e realizar uma poesia visual, podendo utilizar formas diversas de expressão para criação, realizar registro,

Os alunos irão realizar pesquisa de texto do Muitas letras, palavras e poesias, respondendo questionário e fazer registro. Será realizado ensaio e apresentação.


Todas as atividades serão desenvolvidas com a observação e auxilio do professor no processo da aprendizagem proposta.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...